Ocupar as ruas pela democracia e punição aos golpistas

Compartilhar:

O SINTUFRJ repudia em nome de nossa categoria de trabalhadores e trabalhadoras da UFRJ contra a tentativa de golpe de estado ocorrida neste domingo, em Brasília. Desde o início da tarde, terroristas bolsonaristas atacaram e invadiram os prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto numa evidente tentativa de abalar o regime democrático no Brasil.

É inaceitável que grupos terroristas ameacem o Estado Democrático de Direito, através de ações violentas e inconstitucionais. Por isso, exigimos que as autoridades federais e estaduais, com o rigor da lei, punam severamente todos os responsáveis pela tentativa de golpe, ocorrida poucos dias após a posse do presidente Lula.

Exigimos apuração e punição a governantes, como o do Distrito Federal Ibaneis Rocha, do agora ex-secretário de segurança do DF Anderson Torres, de agentes e forças de segurança que tenham sido coniventes e permitido que golpistas ocupassem as sedes dos três poderes da República. Que também sejam punidos os financiadores e políticos que tem incentivado esses atentados contra a democracia. Que o Poder Público desmonte os acampamentos bolsonaristas, chamados de QGs, pois tratam-se de agrupamentos financiados para conspirar contra o governo legitimamente eleito.  É fundamental ainda que Jair Bolsonaro e seu clã político sejam presos, além de serem responsáveis por uma política de genocídio do povo brasileiro durante os seus 4 anos de governo, promovem uma perversa tentativa de golpe de estado nunca vista desde a redemocratização.

Afirmamos que nós, classe trabalhadora e suas entidades organizadas, não iremos aceitar nenhum atentado contra a democracia, nem que as movimentações fascistas pela tomada de poder persistam por mais tempo.

Derrotamos o fascismo nas urnas através da eleição de Lula para presidente. Mas a institucionalidade por si só nunca deu conta de derrotar o fascismo, por isso sempre defendemos a permanente organização e mobilização popular. E desta vez não será diferente, estaremos nas ruas mais uma vez na luta contra o fascismo.

Convocamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras da UFRJ para manifestação amanhã, segunda feira 09/01 pela punição dos golpistas e em defesa da democracia!
Concentração 17h na Cinelândia.

SEM ANISTIA!
CONTRA O FASCISMO! EM DEFESA DA DEMOCRACIA!

Direção Sintufrj 2022-2025

COMENTÁRIOS