Mulheres da história inspiram reunião do GT Mulher

Compartilhar:

A primeira reunião do GT Mulher do Sintufrj de 2023, realizada dia 1º de fevereiro, no Espaço Saúde começou instigante. Sob a inspiração da história de mulheres como a da artista Frida Kahlo e a da socialista Alexandra Kollontai e os avanços obtidos ao longo dos séculos, o grupo realizou uma roda de conversa trocando experiências e avaliações.

O tema “A luta das mulheres e o movimento sindical” movimentou o debate o qual apontou para os desafios a serem enfrentados, como por exemplo, o feminicídio em geral e a luta por creche na UFRJ. Três coordenadoras do sindicato, Helena Vicente (Educação, Cultura e Formação Sindical), Maria Inês (Aposentados e Pensionistas), Ana Beatriz (Organização e Política Sindical) comandaram a mesa.

O GT se pretende um espaço de acolhimento e ferramenta para construção de propostas e políticas para as mulheres na UFRJ e no meio social. Pretende ser um polo de luta por igualdade de direitos e condições e para contribuir para uma sociedade mais justa, não voltado apenas para as questões de gênero. Com esse propósito, a primeira tarefa do GT será a participação no Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da Fasubra, em março.

A próxima reunião foi marcada para 21 de fevereiro. Às 14h.

 

GT das Mulheres no Sindicato Sintufrj
COMENTÁRIOS