Enfermeiros fazem mais um ato nesta segunda-feira, 13, desta vez em defesa do direito de greve

Compartilhar:

Sintufrj estava lá e enviou representação para mesa de negociação no TRT

Depois de um grande ato, no dia 10, que reuniu três mil trabalhadores em passeata do Hospital Souza Aguiar à Cinelândia, e que marcou a largada para a greve da categoria no Rio, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras em luta pelo piso nacional da enfermagem voltaram às ruas na manhã desta segunda-feira, dia 13, em nova manifestação  contra a judicialização dos direitos da categoria e em defesa do direito de greve.

Destra vez, o ato foi em frente  ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) convocou uma nova assembleia lá para decidir os rumos da greve.

Em assembleia on line no fim da tarde do primeiro dia da greve (10), a categoria decidiu manter o movimento. Mas, no dia 11, o sindicato foi surpreendido com uma liminar da Justiça em favor da Prefeitura do Rio, determinando que 80% do efetivo das Organizações Sociais e do Rio Saúde retornem aos postos de trabalho. A decisão, segundo o sindicato, não afeta os estatutários no Rio, que deverão seguir a Lei de Greve, mantendo 30% em serviço.

Sintufrj participa da negociação

A coordenação do Sintufrj e trabalhadores da base da UFRJ participaram da manifestação. Com a articulação do Sintufrj, a entidade conseguiu incluir duas representantes – do HUCFF, a coordenadora-geral do Sintufrj Laura Gomes e a enfermeira do IPPMG, Regina Ferreira – na mesa de negociação com o TRT.

No protesto em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, a coordenadora-geral do Sintufrj, manifestou-se em defesa do piso da categoria e do direito da greve da enfermagem.

Como resultado da reunião, ficou acordado que 60% do efetivo se mantenha nos postos de trabalho, sem corte de ponto, falta ou demissão dos grevistas. Até a implantação do novo piso a categoria reivindica um aumento, diante da enorme defasagem dos salários. Por isso está prevista uma nova audiência no TRT, na sexta-feira, 17.

O Sindicato convoca um novo ato público na próxima quarta-feira, dia 15, em horário e local a confirmar.

Veja o vídeo:

 

Ato pelo direito de greve e greve pelo piso

Este ato foi contra a judicialização do direito de greve da categoria, que reivindica o piso salarial depois de décadas de luta,

Aprovada no Congresso em agosto de 2022, a lei que instituiu o piso teve seus efeitos suspensos por liminar do STF em setembro, atendendo a entidades privadas de saúde. Os trabalhadores cobram MP do governo que regulamentar a fonte de recursos para o aumento atendendo exigência do STF.

COMENTÁRIOS