PGD da UFRJ aprovado no Consuni considera propostas do Sintufrj

Compartilhar:

Sindicato interveio diretamente na construção da resolução, alterando questões que poderiam colocar em risco direitos conquistados com a Carreira

O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, na manhã desta quinta-feira, 9 de março, em sessão ordinária, as regras do Plano de Gestão e Desempenho (PGD) da UFRJ que tratam do controle de frequência e do teletrabalho – duas demandas da categoria já de algum tempo, especialmente depois da Pandemia.

A aprovação da proposta, nos moldes em que foi construída – com elementos que defendem a carreira e colocam a categoria e sua entidade representativa como elementos ativos no processo – é considerada uma vitória para o Sintufrj.

A aprovação autoriza também o início do debate sobre as instruções normativas que vão gerir o processo na UFRJ, “debate que o Sintufrj fará com a participação da categoria”, antecipa o coordenador-geral da entidade Esteban Crescente.

Segundo ele, o Sindicato interveio diretamente na construção da resolução, alterando questões que poderiam colocar em risco direitos conquistados com a Carreira.

Idas e vindas

A proposta, originalmente formulada pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), havia entrado em pauta no colegiado há um mês, mas o Sintufrj apresentou uma minuta para regulamentação do teletrabalho e controle de frequência, com base em documento formulado pela Comissão de Legislação e Normas (CLN) do Consuni.

A CLN solicitou, então, tempo para avaliar o documento do Sindicato.  A partir daí se instaurou importante diálogo entre Sintufrj (com seu Grupo de Trabalho sobre Carreira), PR-4 e CLN, que culminou com a proposta levada pela comissão ao colegiado nesta quinta-feira.

“Esse processo consolidou hoje uma série de novas nuances dentro da resolução, como o acompanhamento do processo de implementação do PGD por uma comissão paritária (que, a partir de adendo aprovado durante a sessão, contará também com docentes e estudantes), com referência direta à Carreira e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ, além de diretrizes de planejamento estabelecidas pela Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) através da proposta colocada para o governo de nova alteração da regula do teletrabalho e do controle de frequência”, explica o coordenador.

Discussão da IN começa semana que vem

Aprovada a resolução, começa agora a discussão da regulamentação interna – através de Instruções Normativas – da qual o Sindicato também vai participar. “Isso começa semana que vem. E para discutir questões pertinentes da categoria, a participação de todos é fundamental. Convocamos todos para o GT Carreira. Temos força porque você participa”, diz Esteban.

Veja as falas do Consuni no Youtube

Acompanhe as intervenções dos representantes técnicos-administrativos e do Sindicato na gravação da sessão no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_-TGp1mSqOM

A fala do coordenador-geral Esteban Crescente pode ser acompanhada aos 38 minutos de sessão; a dos conselheiros técnicos-administrativos Wania Godinho e Joana de Angelis, a partir das 2h28min, a de Gilda Alvarenga a partir de 2h42min e de Roberto Gambine, a partir de 2h48min.

UNANIMIDADE. Sessão do Conselho Universitário desta quinta-feira (9) aprovou o PGD da universidade
COMENTÁRIOS