Plenária da Fasubra aprova proposta do governo

Compartilhar:

Plenária da Fasubra realizada nos dias 10 e 11 de março  em Brasília recomendou a aprovaçãoda contraproposta do governo Lula de reajuste de 9%  a partir demaio como reposição emergencial nos salários e aumentode R$ 200,00 no auxílio alimentação.A proposta foi apresentada na terceira rodada de negociação mesa nacional de negociação na sexta-feira (10).

As entidades do Fonasefe(Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), do qual a Fasubra faz parte, haviam rejeitado a proposta inicial de 7,8%.Vale dizer que o movimento dos servidores reivindicou aumento também em todos os benefícios e não apenas no de alimentação.

A Plenária orientou então a necessidade de rodadas de assembleias de base para que enviem sua posição à federação até o dia 15, quarta-feira. O governo aguarda resposta dos servidores até segunda-feira, 20 de março.

O coordenador de comunicação Sindical do Sintufrj, Nivaldo Holmes, que também é dirigente da Fasubra, avalia que chegamos ao limite da negociação e que nesse momento a categoria deve aceitar a contraproposta do governo.O restante pode ser conquistado nas mesas setoriais.

“Chegamos ao limite”

“Precisamos melhorar e muito nossa situação.Mais é bom lembrar que no governo Bolsonaro não tivemos nada! Acredito que nesse momento chegamos ao limite, por isso devemos aceitar. Avalio que nas mesas setoriais, em nosso caso a da educação, trataremos de nossas especificidades e possamos então discutir o aprimoramento de nossa carreira, entre outras questões importantes para a categoria. Isso melhorará mais ainda nossa condição salarial, aliás como já foi feito no passado”, avaliou Nivaldo.

Ele observou que essa plenária teve uma característicadiferente, por que ocorreu durante uma negociação importantíssima para os trabalhadores públicos.

“A plenária foi suspensa momentaneamente para que os participantes pudessem se juntar aos trabalhadores de outras categorias que estavam em vigília no dia da negociação, como movimento de pressão organizado pelo Fonasefe. Lá todos pudemos sentir o calor da negociação. Acho que foi importante também para a discussão na plenária que não foi fácil, e assim conseguimos chegar a uma decisão comum”, acrescentou Nivaldo

 

COMENTÁRIOS