Sintufrj oferece capacitação, preparação e arte

Compartilhar:

Ainda estão abertas, até 7 de abril, inscrições para o curso “Patrimônio Cultural: lugares de Saberes e memórias” e o de Espanhol; as das oficinas, enquanto houver vaga. Participe.

A aula inaugural dos cursos de capacitação, preparatórios para  mestrado e doutorado e oficinas do Sintufrj, no dia 20, reuniu alunos empolgados com a perspectiva de acumular novos conhecimentos. A solenidade que abre o período de cursos mostrou que aprender pode ser enriquecedor, mas também divertido.

Depois das palestras apontando como a formação e a educação podem transformar pessoas e que estas podem mudar o mundo, (veja em www.sintufrj.org.br/2023/03/sintufrj-realiza-aula-inaugural-dos-cursos-de-capacitacao/), os presentes provaram uma mostra da Oficina de Dança de Salão, orientados pelo professor Luiz Ferreira, que botou os alunos para dançarem um gostoso forró. Nesta aula, todo mundo tirou nota dez.

Mas além das oficinas (Dança, Violão, Patchwork e Pintura), o Sintufrj oferece cursos de metodologia de pesquisa, redação acadêmica, Inglês, espanhol e História (Patrimônio Cultural: Lugares de Saberes e Memórias).

Para o de Patrimônio Cultural a inscrição poderá seguir enquanto houver vaga. O diretor de Educação. Cultura e Formação Sindical, Edmilson Pereira, explica que o primeiro módulo já começou. Em abril, começa o segundo, e o patrimônio cultural apresentado será Paraty (RJ). “Nesse módulo vamos trabalhar também o patrimônio  imaterial das relações raciais indígenas e dos afrodescendentes. Além da história colonial da cidade, do patrimônio de pedra e cal”, explica.

Coordenadores explicam

Edmilson explica que os cursos têm o mérito de permitir que os trabalha da universidade (sindicalizados dependentes, e terceirizados)  se engajar no campo dos saberes e destaca como novidade da gestão, o curso de Patrimônio Cultural, que trabalha a história entremeando temas relevantes, como a questão indígena e racial. “Quando visitamos um local desses, criamos a relação do conhecimento com diversos saberes e temas transversais e chama atenção o fato de estarmos oportunizando a colegas de trabalho e dependentes e terceirizados estar nesses lugares”, diz o coordenador, lembrando que em muitos uma aula assim é inacessível para o trabalhador.

Melhoria salarial

Também coordenadora da pasta de Educação, Cultura e Formação Sindical Helena Alvez informou que há oito turmas de capacitação com 30 vagas para cada curso e quatro oficinas com 20 vagas. Há 181 pessoas inscritas, 145 sindicalizados, 18 dependentes, 10 extraquadro e 8 prestadores de serviço.

Os cursos oferecidos preparatórios para o mestrado e doutorado, e que também contam para progressão em capacitação, resultam em melhoria salarial, como o de Metodologia de Pesquisa, Redação Acadêmica I e II, Orientação Acadêmica, espanhol Introdutório e Inglês Instrumental. E ainda o curso História do Patrimônio Cultural: lugares, saberes e memória, dividido em quatro módulos independentes.

 

O que dizem os alunos

Ana Maria de Jesus, aposentada, foi copeira do Hospital Universitário (HU).  Hoje cursa História e Patrimônio Cultural. “Há um tempo eu faço estes cursos. Desde 2019. Continuei depois da pandemia e agora, novamente. Acho excelente. Já vi muita coisa. Gostei de muitos lugares. Gosto muito da aula”, diz ela avaliando que esta iniciativa do sindicato é excelente.

Sua amiga, Maria de Lourdes Pena Freire, também copeira aposentada do HU é parceira nos cursos. Começou este ano e está maravilhada. “A gente em casa não ganha nada”, ponderou, contando que até já foi a Petrópolis e que o professor é maravilhoso. Ela pretende fazer outros cursos oferecidos pela entidade.

As amigas Ana Maria e Maria de Lourdes aproveitam os cursos e elogiam a iniciativa do Sintufrj

Adriana Vilanova de Queiroz, há 38 anos na UFRJ, é auxiliar administrativa da Escola de Educação Física e Desportos, e está cursando Inglês Instrumental e Patrimônio Cultural e se diz bastante interessada, em particular com a visita alugares históricos, como o Cais do Valongo, a Biblioteca Portuguesa e o Morro da Conceição. É aluna desde 2018. Já cursou os outros níveis de inglês, redação e metodologia científica. E acha a iniciativa do sindicato excelente. “Motiva o aluno e os professores são maravilhosos”, diz, convidando os amigos e explicando que a experiência é enriquecedora.

Adriana Vilanova convida os amigos e diz que experiência é enriquecedora.
APRESENTAÇÃO DE DANÇA na aula inaugural

 

COMENTÁRIOS