VIVA A LUTA DAS TRABALHADORAS

Compartilhar:

Mensagem da Direção SINTUFRJ pelo 8 de março

“Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar”.
Angela Davis

Com muito orgulho e disposição para luta, nós mulheres da atual gestão do Sintufrj, saudamos a todas as mulheres da UFRJ, em especial as trabalhadoras técnico-administrativas pelo 8 de março, dia internacional de luta das mulheres!

São muitos os desafios que enfrentamos todos os dias. Segundo relatório do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2022, o Brasil bateu recorde de feminicídios, com cerca de 700 casos no período. Já em 2021, mais de 66 mil mulheres foram vítimas de estupro; mais de 230 mil brasileiras sofreram agressões físicas por violência doméstica. Além disso, são muitas as mulheres que morrem ou sofrem sequelas graves devido ao aborto clandestino. Em sua maioria, as vítimas dessas violações são mulheres negras e pobres.

Também vivemos numa realidade em que a diferença salarial entre homens e mulheres persiste e chega a mais de 20%. Temos ainda de lidar com os diversos tipos de assédio nos ambientes que frequentamos, seja no trabalho, no transporte público, nas ruas, nos espaços políticos e religiosos, nossas vidas e corpos ainda são tratados como objeto na sociedade patriarcal capitalista em que vivemos.

Com o governo de Bolsonaro, nossa realidade ficou ainda mais dura. Além de ter um presidente que, costumeiramente, produzia falas e atitudes de ódio e desrespeito às mulheres e ao movimento feminista, este mesmo governo cortou 90% da verba disponível para ações de enfrentamento à violência contra mulher durante seu mandato. O governo criminoso de Bolsonaro deve ser responsabilizado por seus crimes contra o povo, inclusive a fracassada tentativa de golpe do dia de 8 de janeiro. Por isso nos somamos ao grito SEM ANISTIA!
Com a vitória eleitoral de Lula, alcançamos condições mais favoráveis para a luta, temos um ministério das mulheres que pauta o diálogo com os movimentos sociais. E temos muito o que avançar!

Enquanto trabalhadoras das universidades públicas são diversas as nossas pautas.

Precisamos de políticas de prevenção e combate ao assédio, construção de creches para a comunidade universitária e aumento no auxílio-creche, promoção da saúde das mulheres, de mais segurança nos campi!
Queremos ainda que o governo brasileiro não apenas assine, mas faça todo o esforço político para o cumprimento da Convenção Nº 190 da OIT, o primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência de gênero e assédio.

Estaremos nas ruas no Ato do 8 de Março, em defesa da democracia e das nossas pautas. Em nossa gestão, seguiremos firmes no compromisso de construção de um GT Mulher horizontalizado e dialógico que mobilize nossas lutas na UFRJ. Convidamos a toda mulherada da categoria para as atividades desse mês da mulher trabalhadora e a participarem de nosso GT que tem reuniões mensais. Seguiremos juntas! Viva a luta das mulheres trabalhadoras!

Mulheres Sintufrj
Gestão Sintufrj 2022-2025

COMENTÁRIOS