App desenvolvido por técnica-administrativa será apresentado em evento internacional na UFRJ

Compartilhar:

O aplicativo pioneiro – Odonto Guardians – desenvolvido pela técnica-administrativa da UFRJ Elisabete Lima da Silva, cirurgiã-dentista, com apoio da Agência de Inovação da UFRJ, será apresentado em evento internacional sobre inovação tecnológica, no fim de abril, na UFRJ.

O evento IP Day UFRJ (em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Industrial), acontece nesta quarta-feira, 26 de abril, com o tema “Tecnologias, Inovação, Criação”.

Organizado pela Agência de Inovação, Parque Tecnológico e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual e do Escritório Americano de Marcas e Patentes, o evento contará com exposições e mostras, palestras e cursos. É gratuito e será realizado na Inovateca do Parque, das 9h às 15h.

Multiplataforma e gratuito, o APP é dedicado a emergências médicas e odontológicas, mas, pelas diversas funcionalidades, inclusive algumas para leigos, pode até mesmo salvar vidas.

A autora do App fez questão de divulgar seu trabalho em primeira mão no veículo de informação dos trabalhadores da UFRJ, o Jornal do Sintufrj (a matéria foi publicada na edição nº 1407). Ela enviou a reportagem para a Agência de Inovação, solicitando apoio na divulgação.

O trabalho será apresentado (no formato de exposição de cinco minutos) durante o debate “Mulheres em propriedade intelectual”. “Fiquei extremamente emocionada. Foi uma grande surpresa para mim”, diz ela, agradecendo a visibilidade dada pela reportagem, que tem colaborado no momento de apresetar o projeto para ser avaliado pelas empresas. Segundo ela a cobertura confere veracidade e seriedade ao projeto desenvolvido no meio acadêmico.

O que é

O Odonto Guardians, disponível nas lojas de Apps, é destinado, em princípio, a estudantes de Odontologia da graduação à pós-graduação, cirurgiões-dentistas e demais profissionais de saúde. Mas também pode ser útil ao público em geral, como o suporte básico de vida para leigos.

Há recursos, como o de localização dos hospitais públicos com emergência (num raio de 30 quilômetros), e o de envio de mensagem de socorro com disparo imediato para cinco contatos cadastrados do usuário com dados de latitude e longitude.

O trabalho está registrado na Agência UFRJ de Inovação e em fase de captação de patrocínio. Parte dos recursos arrecadados serão voltados a um projeto de extensão e parte para reforma no setor onde atua a servidora.

“Além de inédito, é uma tecnologia social acadêmica desenvolvida pela UFRJ”, orgulha-se a autora, técnica em enfermagem há 24 anos no Instituto de Doenças do Tórax (no Serviço de Métodos Especiais) e fundadora da startup de mesmo nome do app, voltada à educação em Emergências em Odontologia. Ela cedeu a marca para Escritório americano de Marcas e Patentes a UFRJ, que tem 100% dos direitos patrimoniais, e o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é misto: a UFRJ é dona da marca e Elisabete, a autora.

APLICATIVO PIONEIRO – Odonto Guardians – desenvolvido pela técnica-administrativa da UFRJ Elisabete Lima da Silva (Foto Elisângela Leite)
COMENTÁRIOS