Ipub celebra posse de nova direção

Compartilhar:

Novo diretor Pedro Gabriel Godinho fala em democracia e respeito à diversidade no seu discurso

Pedro Gabriel Godinho foi ovacionado pelos presentes no auditório Leme Lopes, na Praia Vermelha, ao ser convidado a ocupar seu lugar na mesa da solenidade que marcou a assinatura do Termo de Posse da nova direção eleita do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub). Ele comandará a unidade até 2027, junto com o vice-diretor Marcelo Santos Cruz, que participou de forma remota da festividade por estar viajando a trabalho.

“Com muita alegria e orgulho assumo a honrosa tarefa de dirigir o Ipub”, afirmou Pedro Gabriel, e agradeceu ao Movimento Ipub Plural pela confiança e o apoio da comunidade universitária para a eleição da chapa da qual fez parte junto com Santos Cruz.

O diretor empossado garantiu assegurar a diversidade e atuar pela recuperação da vida democrática, que foi asfixiada no país de 2016 a 2022, e prometeu agilizar a atualização do Regimento Interno do instituto, que é de 1955, para oferecer cada vez mais acesso a tratamentos de qualidade aos doentes mentais.

Desde janeiro, o Ipub foi conduzido pela professora Maria Tavares Cavalcanti, na condição de diretora pro tempore, pela segunda vez. Ela foi longamente aplaudida pela comunidade universitária e emocionou com o seu discurso poético, que destacou a valorização do trabalho coletivo e os espaços de convivência da unidade, com suas árvores e flores. A coordenadora do grupo Voz dos Usuários, Elisabete Sabino, saudou a nova direção por vídeo e a sua participação foi carinhosamente festejada.

  Posse festiva

“Esta é a posse mais festiva em que já estive”, disse o vice-reitor Frederico Leão Rocha no exercício da Reitoria, ao abrir a cerimônia. Técnicos-administrativos, professores, extraquadro, terceirizados e usuários do Ipub prestigiaram em massa os novos dirigentes. Entre os convidados, representantes do Ministério da Saúde e das secretarias estadual e municipal de saúde, e de instituições como a Fiocruz e organizações de pacientes da psiquiatria.

“O Ipub é referência em assistência à saúde mental da população, em pesquisa científica, projetos de extensão e mantém um centro de estudos multidisciplinares”, destacou, entre outros serviços prestados à sociedade pela unidade, o decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Eurico Nasciutti.

O ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Paulo Delgado, prestigiou a posse do irmão na direção geral do Ipub e foi muito aplaudido pelas contribuições que conseguiu aprovar no  Congresso voltadas à psiquiatria. Nasceu de um projeto seu a Lei nº 10.216, de 2001, que instituiu um novo modelo de tratamento aos portadores de transtornos mentais no Brasil redirecionando a assistência em saúde mental ao privilegiar o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária.

PEDRO GABRIEL GODINHO passa a dirigir o Instituto de Psiquiatria da UFRJ. No discurso, ele invocou respeito à democracia e a diversidade e prometeu atualizar o estatuto do instituto que é da década de 1950
COMENTÁRIOS