Ministra da Igualdade Racial lota salão da Praia Vermelha

Compartilhar:

Anielle Franco proferiu aula de abertura de um programa de pós-graduação  que teve como tema os 10 anos da Lei de Cotas

O Salão Pedro Calmon no campus da Praia Vermelha ficou lotado para a palestra da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, eleita uma das 12 mulheres do ano de 2023 pela revista Time, em aula inaugural do Programa EICOS, do Instituto de Psicologia.

Sob o tema “ 10 anos da lei de cotas, 20 anos da lei 10.639: o que mudou e para onde vamos?”, a aula de abertura do Programa de Pós-Graduação e Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia foi carregada de simbolismo e emoção.

A mesa reuniu, além de Anielle, mulheres pioneiras na frente de batalhas para romper preconceitos: Katya Gualter, do Coletivo de Negros e Negras da UFRJ/ primeira diretora negra da Escola de Educação Física e Desportos e candidata a vice- reitora da UFRJ; Ivana Bentes, atual Pró-reitora de Extensão da UFRJ; Ana Cunha, primeira diretora negra do Instituto de Psicologia da UFRJ, e Janete Nascimento, mestranda do Programa EICOS e iniciada no Candomblé.

Elas relataram sua trajetória pessoal, social e profissional para mostrar as dificuldades do povo preto e de seu acesso à educação, principalmente as mulheres, e levar mensagens de esperança e incentivo aos jovens calouros ávidos por ouvir Anielle.

Anielle Franco, após o assassinato de sua irmã a vereadora Marielle Franco, tornou-se uma potente voz  com uma forte ação que se insurge contra o racismo , inspirando e potencializando mulheres negras, pessoas LGBTQIAP+. e periféricas para movimentar estruturas pelo direito a igualdade e justiça social. “O povo preto tem urgências”, afirmou a ministra que elencou e comemorou iniciativas importantes de sua pasta já tomadas no início do governo Lula.

NA PRAIA VERMELHA, Salão Pedro Calmon ficou superlotado na sessão organizada para a palestra de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial
MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL falou na UFRJ sobre “10 anos da lei de cotas, 20 anos da lei 10.639: o que mudou e para onde vamos?”

 

COMENTÁRIOS