Regulamentação do PGD começará a ser definida

Compartilhar:

Comissão que elaborou a proposta tem reunião marcada para esta quinta-feira,. 27 de abril, na Sala 2 da PR-4

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) informou que a Comissão Central responsável pela elaboração das normativas para a implantação do Plano de Gestão e Desempenho (PGD) da UFRJ já foi convocada para iniciar a tarefa. A adesão dos servidores ao PGD é facultativa.

O PGD permite o controle de entrega de tarefas pactuadas entre trabalhadores e chefias (em substituição ao controle de frequência), e prevê as modalidades de trabalho presencial e teletrabalho parcial ou integral.

De acordo com o coordenador-geral do Sintufjr Esteban Crescente, “o sindicato e os participantes do GT Carreira da entidade estão atuando na regulamentação do PGD para garantir que direitos dos técnicos-administrativos em educação sejam preservados, e que instrumentos como o teletrabalho sejam usados para melhorar as condições de trabalho e bem-estar da categoria, numa relação recíproca de melhor desenvolvimento profissional”.

A comissão 

Em março, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por unanimidade,o documento construído com a participação de diversos setores da universidade, como o Sintufrj e conselheiros do colegiado. Mas para o PGD ser posto em prática são necessárias a elaboraçãode normas complementares e a implantação de um sistema de acompanhamento. Por essa razão foi criada a Comissão Central.

A comissão é presidida pela pró-reitora de Pessoal, Maria Tereza Ramos, e composta por um representante das Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3), três da PR-4, um da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), um da Superintendência-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), dois do Sintufrj, dois da Adufrj, um do DCEe três da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS), cujos membros ainda não foram eleitos.

Representantes do Sintufrj

O GT Carreira do Sintufrj designou para representar o sindicato na comissão o coordenador-geral da entidade Esteban Crescente e o colaborador da gestão sindical Francisco de Assis. Mas, a direção do Sintufrj solicitou aos responsáveis pela condução do processo,a participação de pelo menos cinco representantes indicados pelo sindicato. O objetivo foi garantir a unidade conforme se deu na elaboração da minuta de resolução enviada ao Consuni. E propôs como suplentes os nomes de Sharon Stefani, Joana de Angelis e Agnaldo Fernandes.

Reunião na quinta, 27

Karla Simas, superintendente-geral de Gestão de Pessoas e presidente da comissão que elaborou a proposta para a regulamentação do PGD da UFRJ, estima que a portaria com a designação dos membros da comissão seja divulgada ainda essa semana. A comissão tem reunião prevista para às 15h desta quinta-feira, 27 de abril, na Sala 2 da PR-4. se reunirá na quarta-feira, 26..

Ela avalia que a regulamentação pode estar pronta na próxima semana para ser publicada ainda na primeira quinzena de maio. Isso dará início ao treinamento de setores da Administração Central que participarão da primeira fase do PGD.

Depois disso, e após os ajustes necessários, serão iniciados os treinamentos para as demais estruturas da universidade com vistas a plena implantação do PGD da UFRJ até setembro ou outubro de 2023.

COMENTÁRIOS