Caminhada ecológica organizada pelo Sintufrj apresenta belezas do Catalão

Compartilhar:

Para esta quinta-feira (4) como atividade de encerramento da programação vai ser realizado o Torneio de Futebol dos Trabalhadores da UFRJ, no campo da Prefeitura A e B. A concentração é a partir das 14h30 e o início às 16, para inscrição no local e sorteio de equipe. Todos os participantes receberão medalhas

No segundo dia da programação preparada pela Coordenação de Esporte e Lazer do Sintufrj em comemoração ao Dia do Trabalhador, mais de 40 pessoas se reuniram, bem cedinho, às 7h da manhã desta quarta-feira, dia 3, para uma caminhada ecológica a uma reserva natural pouco conhecido da Cidade Universitária.

Na visita à antiga ilha do Catalão, a paisagista do Horto Beatriz Emilião Araújo apresentou detalhes da exuberante vegetação e contou histórias sobre a ilha, antigamente habitada. Lá são preservados espécimes ameaçados de extinção.

O Catalão (em Tupi, ilha com ponta em cima) é uma reserva natural com 17,6 hectares, hoje Parque da Mata Atlântica da UFRJ, voltado à pesquisa, ensino e extensão.

A atividade contou com apoio dos profissionais do Espaço Saúde do Trabalhador que orientou o pessoal no alongamento, na entrada do parque, antes da caminhada. Todos ganharam um kit para lanche e hidratação.

Ontem teve aulão de ritmos

Hoje foi o segundo dia de atividades. Ontem, dia 2, a Coordenação organizou um aulão de ritmos e uma roda de conversa sobre nutrição e exercícios na Praça da Prefeitura, também com orientações e apoio dos profissionais do Espaço Saúde, inclusive de alimentação saudável. Leia em https://sintufrj.org.br/2023/05/sintufrj-abre-semana-do-trabalhador-com-ginastica-e-orientacao-acerca-de-alimentacao-saudavel/

Amanhã tem torneio de futebol

Para amanhã, dia 4, na programação ainda está prevista a realização do Torneio de Futebol dos Trabalhadores da UFRJ, no campo da Prefeitura A e B. A concentração é a partir das 14h30 e o início às 16, para inscrição no local e sorteio de equipe. Todos os participantes receberão medalhas.

A confraternização de encerramento será no Espaço Cultural do Sintufrj.

Visita ao Catalão gerou novos planos

Os coordenadores de Esporte e Lazer, Jorge Emanuel Barreto, João Pereira (Boró) e Waldir Dias De Oliveira (Lalá), comemoraram o sucesso da caminhada na linda ilha, com a participação de muitos frequentadores do Espaço Saúde, mas também de outros companheiros da comunidade.

“Muita gente não conhecia o catalão, pessoas que às vezes trabalham na UFRJ mais de 30 anos”, comentou Jorge Emanuel, contando que o sucesso foi tanto que a coordenação está programando outros passeios assim, lá mesmo, mas também em outros lugares do Fundão, como a Ilha de Bom Jesus. Desta vez, dividindo o público em três grupos: um para visitação guiada, um para a caminhada e um terceiro para a corrida de orientação (para quem gosta de atividades físicas com maior intensidade).

Se as belezas da ilha renderam ideias para novas atividades, os problemas também: de olho na poluição que o grupo encontrou em uma das praias, a Coordenação de Esporte e Lazer anunciou planos de organizar outra caminhada ecológica. Além de ajudar na limpeza, a ação contribuiria para a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente.

Os coordenadores fizeram questão de agradecer a equipe do Sindicato que deu suporte à atividade, como o pessoal do Espaço Saúde, a fotógrafa Elisângela Leite, e à Coordenação de Segurança (Diseg).

SEMANA DO TRABALHADOR. Caminhada ecológica no Catalão revela belezas de uma reserva natural pouco conhecida no Fundão. (fotos Elisângela Leite)
NA VISITA à antiga ilha do Catalão, a paisagista do Horto Beatriz Emilião Araújo apresentou detalhes da exuberante vegetação e contou histórias sobre a ilha, antigamente habitada
NUM AMBIENTE DE MATA ATLÂNTICA alguns minutos de ginástica que o corpo agradece
EQUIPE DE ORGANIZADORES do evento articulado pela Coordenação de Esporte e Lazer
COMENTÁRIOS