Reitoria: lista tríplice sai nesta terça(16)

Compartilhar:

Colégio Eleitoral se reúne no auditório do CT2: Roberto Medronho foi escolhido pela comunidade universitária para dirigir a UFRJ até 2027

A Secretaria dos Órgãos Colegiados da UFRJ anunciou a convocação da sessão do Colégio Eleitoral para a manhã desta terça-feira, 16 de maio, às 9h30min, no Auditório CGTEC CT2, do Centro de Tecnologia, no Fundão.

Este colegiado elabora a lista tríplice (com nomes de três candidatos a reitor e três vices) que é enviada ao Ministério da Educação para nomeação do reitor para o quadriênio 2023 a 2027 pela Presidência da República.

A elaboração da lista leva em conta a votação da comunidade universitária que indicou Roberto Medronho e  Cássia Turci para reitor e vice-reitora.

Composto por pelo menos 70% de docentes,  o Colégio é formado pelos membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Ensino para Graduados, Conselho de Ensino de Graduação e Conselho de Extensão Universitária.

Pesquisa apontou Medronho

Nos dias 25, 26 e 27 de abril a comunidade da UFRJ foi às urnas no pleito que apontou, como vencedores, com 31,7% dos votos, Medronho e Turci , pela chapa 10 − UFRJ para Todos, para um mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027.  A chapa 20 − Redesenhando a UFRJ, liderada por Vantuil Pereira e Katya Gualter, obteve 19,8% dos votos.

A pesquisa foi paritária, com peso (na soma de votos) de um terço para cada segmento (técnico-administrativos, docentes e estudantes). E, embora não exista vinculação formal entre a pesquisa e decisões do Colégio Eleitoral, seguindo a prática democrática, os conselheiros desse colegiado costumam considerar a manifestação da comunidade nas urnas.

FHC impôs reitor

Com triste exceção do governo FHC (no caso da UFRJ) – que impôs o nome de Henrique Vilhena como reitor gerando uma crise institucional em 1998 –  todos os nomes indicados pela comunidade e apontados pelo Colégio Eleitoral foram acatados.

Apesar de, no governo Bolsonaro o desrespeito à vontade da comunidade ter sido frequente, em 2019 Denise Pires, escolhida nas urnas acabou sendo nomeada como a primeira reitora eleita em 100 anos de história da UFRJ.

Segundo dossiê produzido por docentes da Ufes, entre 2018 e 2022, o governo de extrema direita atropelou a indicação de reitores em 23 universidades federais.

Lula se comprometeu

Com Lula no governo, no entanto, o horizonte é outro: em encontro com reitores em janeiro, se comprometeu a respeitar a autonomia das universidades e retomar investimentos no ensino superior e disse que não será ele quem vai escolher o reitor: “Quem tem que gostar do reitor é a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por eles”.

CÁSSIA TURCI E ROBERTO MEDRONHO foram escolhidos pela comunidade universitária no final de abril para comandar a universidade. Foto: Rosângela Leite
COMENTÁRIOS