Sintufrj abre Semana do Trabalhador com ginástica e orientação acerca de alimentação saudável

Compartilhar:

 

Profissionais do Espaço Saúde estiveram à frente das atividades organizada pela Coordenação de Esporte e Lazer do Sintufrj

A terça-feira começou especial para sindicalizadas e sindicalizados do Sintufrj, e também para os dependentes que atenderam ao chamado da Coordenação de Esporte e Lazer e participaram do primeiro evento da semana que celebra o 1º de Maio. À frente das atividades, os multiprofissionais do Espaço Saúde Sintufrj.

Às 7h30, o aulão de ginástica na praça da Prefeitura Universitária, com a professora de educação física, Elaine Almeida, mandou para longe o friozinho da iluminada manhã de outono. O lanche para repor as energias foi preparado pela dupla Elaine Fernandes, fisioterapeuta, e a chefe de cozinha Orminda Firmino. Com a participação dos presentes.

A novidade é que o Espaço Saúde Sintufrj, aproveitando a experiência e habilidades da sua equipe multifuncional, e visando ampliar o atendimento aos sindicalizados, vai investir na orientação para uma alimentação saudável. Seja lanche ou refeição. As receitas farão parte de um fichário individual e estarão disponíveis também no grupo do Espaço no WhatsApp.

Receita do dia – Pasta que favorece o ganho de massa magra, pode acompanhar saladas e outros pratos, ser recheio de sanduiche e pizza feita com pão árabe, entre outras ideias: 300g de ricota, uma cenoura ralada e aquecida no azeite (só um susto), dois dentes de alho picados, seis colheres de sopa de azeite extra virgem, dois copos de iogurte natural, ½ cebola picada, uma colher de orégano, cheiro verde e sal a gosto. Coma sem culpa!

Para acompanhar, uma água frutada ou saborizada: quatro laranjas, seis pedaços grandes de gengibre, um abacaxi, um pau de canela, seis ramos de hortelã em um litro de água (pode com gás ou natural).

NO RITMO DA SAÚDE. Aulão de ginástica espantou o friozinho da manhã de outono em frente ao Espaço Cultural do Sintufrj. Fotos: Elisângela Leite

Saúde Mental e Alimentação Saudável na Roda de Conversa

Após a degustação, a roda de conversa sobre saúde mental/alimentação saudável encerrou o primeiro dia da semana do Sintufrj dedicada ao bem-estar dos servidores, no mês dedicado à luta histórica e continuada dos trabalhadores por uma vida digna.

Carla Dumas, estudante de psicologia e integrante da equipe multifuncional do Espaço, deu dicas sobre Saúde Mental, com foco no emagrecimento. “Não adianta cortar todos os alimentos, porque o seu cérebro fica pedindo o que a dieta restritiva proibiu você de comer. Cortar tudo o que você gosta não é a saída, não vai adiantar. Mudar hábitos, fazer uma reeducação alimentar, exercícios, ou seja, equilibrar e se permitir é o que dará resultado e você terá uma boa saúde. Além disso, beber muita água”, ensinou.

Segundo Elaine Fernandes, as pessoas precisam saber o que deve mudar na sua alimentação para ter uma saúde saudável, e citou como exemplo o pão. “Se você gosta de pão, coma em quantidades menores. Não precisa abandonar totalmente o hábito, o que não lhe daria nenhum prazer”. Ela propôs também experimentar os alimentos de forma diferente, ter uma vivência na cozinha, inclusive com os filhos, se for possível.

Programa 

“Hoje você tem tudo na mão, não precisa sequer levantar do sofá para trocar o canal a tevê, o que significa que nos movimentamos muito menos que no passado, quando não tínhamos controle remoto, metrô, entre outras facilidades. Isso facilita o ganho de peso e nos obriga a irmos além dos 30 minutos na academia. Se doar mais, ir além. Por essa razão, o Sintufrj desenvolve o Programa Saúde do Trabalhador, que se traduz na prevenção e promoção da saúde dos servidores, numa visão holística, o ser como um todo. Portanto, aproveitem bem o que o Espaço Saúde oferece”, recomendou Carla Nascimento, coordenadora pedagógica do Espaço.

CARLA DUMAS, ELAINE ALMEIDA, Elaine Fernandes, Orminda Firmino, Michele Moraes, Carla Nascimento e Waldir Lalá (coordenador de Esportes do Sintufrj)

O que eles dizem

“A gente vai ao Espaço Saúde para ser acolhido. Lá a gente abraça muito um ao outro. Se estamos chateados no trabalho, a gente vem para a academia”, disse Rita de Cássia. “Eu gosto muito da convivência e sou muito grata aos profissionais do Espaço Saúde”, disse Rosane Gomes Seixas.

“Cada dia, para nós, dirigentes sindicais, é uma jornada. Nossa missão é fazer o melhor possível para os sindicalizados. E, com a colaboração dos profissionais, procuramos sempre acertar”, concluiu o coordenador de Esporte e Lazer Waldir Lalá.  

Programação continua

Nesta quarta-feira, 3 de maio — Caminhada ecológica na Ilha do Catalão. Local de encontro: Portão da Ilha do Catalão. Concentração às 7h e início às 7h30. Inscrições no Espaço Saúde Sintufrj.

Quinta-feira, 4 de maio – Torneio de futebol dos trabalhadores da UFRJ. Local: campo da Prefeitura Universitária A e B. Concentração a partir das 14h30 e início às 16h. Inscrições e sorteio das equipes, no local. A arbitragem será a mesma do torneio do Dia do Servidor. Todos os participantes receberão medalhas. A confraternização de encerramento será no Espaço Cultural do Sintufrj.

 

COMENTÁRIOS