SINTUFRJ ANTIRRACISTA!

Compartilhar:

SOLIDARIEDADE A VINI JUNIOR!

PUNIÇÃO AOS RACISTAS!

A Direção Executiva do Sinturj se soma à luta e ao repúdio aos ataques racistas ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, da Espanha. Queremos prisão e punição aos racistas que seguem sentindo-se livres para praticar seus crimes. Vini foi xingado com insultos racistas, agredido em campo por jogador do time adversário justamente por se rebelar contra os ataques sofridos.

Conforme vídeo veiculado nas redes do próprio jogador, os ataques são recorrentes, incluindo um boneco vestido com uniforme simulando um enforcamento em uma ponte de uma cidade espanhola, no caminho para um jogo da liga de futebol daquele país. Até mesmo jornais esportivos da Espanha foram cúmplices da agressão, imputando a Vini Júnior uma suposta “provocação da torcida adversária”, como se tais questões se igualassem. Meses atrás um empresário de futebol espanhol declarou em rede nacional que Vini deveria parar de “macaquices” por comemorar seus gols dançando.

O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, apoiador do partido fascista ” Vox”, também tentou jogar a responsabilidade do racismo sofrido em Vini Junior e minimizar a onda racista no campeonato, que conta com centenas de espanhóis entoando palavras de ordem racistas, como verdadeiras hordas fascistas.

Chega! É preciso firmeza na punição desses crimes, a começar por cima, com demissão do presidente de La Liga e prisão dos torcedores agressores.

Racismo e capitalismo

O racismo é parte estruturante do capitalismo em nível internacional, pois o sistema no qual vivemos nasceu da escravidão de milhões de pessoas negras, indígenas e de diversas outras etnias pelas elites espanhola, portuguesa, inglesa e demais países europeus. A riqueza da Europa é fruto da superexploração em África, América Latina e Ásia. Por isso o racismo segue como instrumento ideológico de dominação das classes dominantes no sistema em que vivemos. Como apontou Malcon X, só podemos derrotar o racismo derrotando o capitalismo!

Os povos cada vez mais tomam consciência deste processo e se levantam contra esta visão reacionária. O movimento sindical deve se posicionar na linha de frente desta luta, e o Sintufrj assume esta luta!

COMENTÁRIOS