Samba, teatro e poesia no Glauber Fica no Circo Voador reunião partidos, sindicatos e movimento social em solidariedade ao parlamentar ameaçado pela direita e pelo fisiologismo na Câmara Federal
Na véspera de completar 90 anos de idade e cumprindo o seu sétimo mandato consecutivo de deputada federal,Luiza Erundina (Psol-SP) emocinou os presentes na sessão da Comissão de Ética na manhã desta quarta-feira (27). A parlamentar lembrou sua trajetória política (vereadora, deputada estadual, prefeita de São Paulo) e disse que era como muita honra que estava ali, fazendo a defesa do mandato popular de Glauber Braga, cuja atuação, ela destacou, tem os interesses do povo como referência. A audiência desta quarta-feira deu seguimento ao processo contra o deputado movido por pressão do notório presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas).
Na noite da segunda-feira (25) o evento “Glauber Fica/Fora Lira” reuniu no Circo Voador representantes de partidos de esquerda, dirigentes sindicais (o Sintufrj foi representados por coordenadores e militantes apoiadores), lideranças dos movimentos sociais e grupos do movimento estudantil num ambiente ecumênico de solidariedade ao combativo parlamentar e de defesa da democracia.
Foi uma manifestação diferente, com a participação de vários artistas, com samba, teatro e poesia. Compositores e cantores como Moysés Marques e o pessoal da Casuarina, a Orquestra Voadora e o pessoal de circo se apresentaram. A noite foi encerrada com apresentação do Bloco Comuna que Pariu, do PCB.
O processo contra Glauber Braga foi admitido na Comissão de Ética numa ofensiva dos grupos de direita e fisiológicos e que tem os extremistas do Movimento Brasil Livre (MBL) e, pessoalmente, Fernando Lira, como incentivadores. O pretexto para o processo foi Glauber ter reagido à presença nos corredores da Câmara de um provocador do MBL
Há vícios, manipulações, armações de todo tipo na condução do processo. A relatoria , por exemplo, impediu o depoimento de testemunhas de defesa como Felipe Neto e Eduardo Moreira, criador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL).
O Sintufrj – ao lado das forças progressistas que lutam em defesa da democracia – é solidário à luta pela defesa do mandato do deputado Glauber Braga.