Teatro de transformação social na agenda da greve na UFRJ

Compartilhar:

Na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, o Sintufrj recebeu, em seu Espaço Cultural, a presença do diretor, dramaturgo e professor Julian Boal para uma atividade especial que reuniu servidores e participantes em torno da leitura coletiva da peça Revolução na América do Sul, de autoria de Augusto Boal.

Reconhecido internacionalmente, Augusto Boal foi um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, criador do Teatro do Oprimido e um dos principais nomes do Teatro de Arena, movimentos que marcaram profundamente a história do teatro e da cultura brasileira ao promoverem a arte como instrumento de reflexão crítica e transformação social.

A atividade foi idealizada por Roberta Mancuso, do setor de Cultura da Faculdade de Educação, e proporcionou um rico espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva. Realizada de forma participativa, a leitura em grupo da obra permitiu aos presentes revisitar temas que permanecem atuais e estreitamente ligados às lutas sociais e aos desafios enfrentados pela classe trabalhadora.

Em um contexto marcado pela greve da categoria, a dinâmica mostrou-se especialmente pertinente ao momento vivido pelo sindicato, reafirmando a importância da cultura, da formação crítica e da organização coletiva como elementos fundamentais para o fortalecimento da mobilização e da defesa dos direitos dos trabalhadores e da universidade pública.

A presença de Julian Boal, filho de Augusto Boal e também pesquisador e diretor teatral, conferiu ainda mais significado ao encontro, que se consolidou como um importante momento de reflexão política e cultural promovido pelo Sintufrj em parceria com a Faculdade de Educação. FOTO: RENAN SILVA

FILHO DE AUGUSTO BOAL, dramaturgo fundamental para o teatro brasileiro, Julian Boal, conduziu a leitura dramatizada de uma peça do seu pai como atividade da greve
COMENTÁRIOS