PROJETO UNIVERSIDADE CIDADÃ PARA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS 2025.1
ESPANHOL REGULAR
Apresentação
O curso de Espanhol Regular do Sintufrj traz as lições iniciais da língua espanhola, trabalhando as quatro habilidades no estudo de um idioma: escuta, fala, leitura e escrita. Objetiva-se que os estudantes adquiram os conhecimentos fundamentais para se desenvolver bem em língua espanhola nos contextos do cotidiano. Realizado na modalidade online, com aulas dinâmicas e abordando temáticas do dia a dia, o curso busca a participação ativa do aluno e conta também com algumas aulas presenciais, a fim de potencializar seu aprendizado. O curso está sendo oferecido em três módulos (Regular I, Regular II e Regular III), um por semestre, contando com 60hs/aula em cada módulo.
Objetivos gerais do curso de Espanhol Regular:
Regular I: Introdução ao estudo da língua espanhola.
Regular II: Aprofundamento no estudo da língua espanhola.
Regular III: Aprofundamento e conversação.
EMENTA DO CURSO DE ESPANHOL REGULAR MODULO III
No curso de Espanhol Regular III buscamos aprofundar os estudantes no aprendizado da língua espanhola em seus aspectos gramaticais e de vocabulário, trabalhando as quatros habilidades do estudo de um idioma de maneira prática e dinâmica: escuta, fala, leitura e escrita. Este curso tem como objetivo principal capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ para desenvolver-se bem em língua espanhola nas mais diversas situações do cotidiano, além de capacitá-los para a leitura e escrita nesse idioma. O conteúdo do curso abrange aspectos gramaticais, vocabulário, leitura e interpretação de textos de diversos gêneros. Por tratar-se do terceiro semestre do curso, trabalharemos mais a parte de conversação. A avaliação será continuada podendo contar com uma prova sem efeito de reprovação no final do curso. Para fazer jus ao certificado, o estudante precisa contar com 75% de assistência às aulas.
MATERIAL DIDÁTICO
Manual de Espanhol Cruzando La Raya 2 e 3 Susana Gil Llinás e Adriana Martins-Frias. Manual de Espanhol
lusofaltantes(B1-B2). Susana Gil Llinás, Claudia González Rivas.
Coleção Aula Aberta. Edição: Universidade de Évora. Évora, 2022.
Atividades complementares retiradas ou adaptadas de diferentes sites e outras de autoria própria.
ESPANHOL INSTRUMENTAL
Apresentação
O curso de Espanhol Instrumental do Sintufrj tem como objetivo preparar professores e técnicos administrativos da UFRJ para a realização de provas de proficiência em língua espanhola para ingresso em cursos de Mestrado e Doutorado. Dando ênfase à leitura e à escrita, busca trabalhar conteúdos gramaticais de nível intermediário a avançado através da análise de textos de diferentes gêneros. Realizado na modalidade online, com aulas dinâmicas e interativas, o curso busca a participação ativa do aluno e conta também com algumas aulas presenciais a fim de potencializar seu aprendizado. O curso está sendo oferecido em três módulos, um por semestre, contando com 60hs/aula em cada módulo.
Objetivos gerais do curso de Espanhol Instrumental:
Instrumental I: Revisar alguns aspectos gramaticais da língua espanhola através da leitura de textos de diferentes gêneros.
Instrumental II: Revisar alguns aspectos gramaticais da língua espanhol a partir de textos de diferentes gêneros. Resolver e analisar provas de proficiência em língua espanhola.
Instrumental III: Revisar alguns aspectos gramaticais da língua espanhol a partir de textos de diferentes gêneros. Resolver e analisar provas de proficiência em língua espanhola de acordo com as áreas de interesses dos estudantes.
EMENTA DO CURSO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL III
No curso de Espanhol Instrumental III, busca-se a consolidação do aprendizado deste idioma como língua estrangeira, através de estratégias de leitura de textos de diferentes gêneros e do estudo da língua, nos seus aspectos gramaticais e de vocabulário. Tem como objetivo capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ na prática de leitura de nível intermediário a avançado para a realização das provas de proficiência em Língua Espanhola em programas de Mestrado e Doutorado. Serão trabalhados textos de provas de processos seletivos anteriores, de acordo com os interesses dos alunos. A avaliação do aprendizado será contínua, podendo contar com uma prova sem efeito reprovatório ao final do módulo. Para fazer jus ao certificado, o estudante precisa contar com 75% de assistência às aulas.
MATERIAL DIDÁTICO
• Espanhol Instrumental para Leitura/ Álisson Pereira de Assis, Roberta Fernandes Pacheco, Raquel Fellet Lawall, Anelise Freitas e Elora Raad Fernandes – 1a ed. – v. 3 – Juiz de Fora: Editora Roberta Fernandes Pacheco, 2018.
Formato: E-book - PDF.
• Diferentes provas de exames anteriores, de acordo com o interesse dos estudantes.
• Atividades complementares retiradas e adaptadas de diferentes sites também de autoria própria.