Espaço Saúde

Saúde na Medida Certa

No dia 14 de dezembro, o Espaço Saúde Sintufrj e o Lanutri (Laboratório de Nutrição Josué de Castro) encerraram o Saúde na Medida Certa de 2016. Na sala de aulas do Restaurante Universitário Central, os 22 participantes que iniciaram o programa em setembro foram submetidos ao último Desafio Culinário. Divididos em duplas, eles tiveram que criar um minissanduíche saudável.

Em janeiro será aberto o período de inscrição para mais um Saúde na Medida Certa – um programa destinado a quem deseja perder peso conjugando mudança de hábitos com exercícios físicos.

 

Regras

Um dos pré-requisitos da seleção para o programa é a pessoa ter disponibilidade de frequentar com assiduidade a academia do Espaço Saúde Sintufrj e participar dos desafios. Os selecionados são submetidos a exame de sangue no HU para aferição das taxas de colesterol, glicose, triglicérides etc., e ao longo dos meses recebem orientação nutricional individual, e participam de oficinas de culinária para aprender a preparar pratos nutritivos e saudáveis e de rodas de conversas com psicólogo para vencer dificuldades de mudança de hábitos.

Em 2016 foram três desafios de atividades físicas: o primeiro, dois quilômetros de corrida ou caminhada; o segundo, quatro quilômetros de corrida ou caminhada e o terceiro, 15 voltas na Praça Jorge Machado.

 

Melhores pontuações

Os três mais bem pontuados – em hábitos alimentares; assiduidade na academia; redução das medidas, como da circunferência abdominal etc. e das taxas de gordura e glicose; assim como na participação nos desafios físicos e culinários – foram: Sandra Albinate (1º lugar), Claudia Marques (2º lugar) e Márcia Aparecida Guimarães (3º lugar).

As duplas vencedoras do último Desafio Culinário foram: Leonardo Leal e Maria Luiza Machado (1º lugar); Sandra Albinate e Lúcia Castanho (2º lugar) e Maria Cícera e Júlia Rosendo (3º lugar).