Confirmado caso de coronavírus na UFRJ

Compartilhar:

Um físico que faz estágio no Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) testou positivo para o novo Coronavírus. Segundo Laura Gomes, chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador do HU, ele teria chegado dos Estados Unidos para o trabalho na sexta-feira, 6, com sintomas de quadro gripal.

O funcionário realiza o tratamento em casa e as demais pessoas que entraram em contato com ele também foram isoladas em observação domiciliar – 16 no total. Duas entre essas pessoas apresentaram sintomas e estão sendo monitoradas com atenção especial. O físico infectado não entra em contato com os pacientes.

A divisão médica do HUCFF decidiu suspender o atendimento do Serviço de Radioterapia até, pelo menos, segunda-feira (16/03), por não haver efetivo técnico para a aplicação de Radioterapia. O atendimento médico aos pacientes da unidade está disponível.

Em nota, o HU explicou a situação:

“O Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) recebe cerca de 60 pacientes por dia e, desde o dia 10/03, por medida preventiva, está com seu atendimento represado até segunda-feira (16/03).

Entenda:

Um dos técnicos que trabalha no Serviço testou positivo para o novo Coronavírus e, conforme protocolo, todas as pessoas que tiveram contato com ele devem permanecer em observação domiciliar. Sendo assim, a Divisão Médica (DMD) da unidade optou por pausar os atendimentos até que os demais técnicos – cerca de 10 funcionários – retornem com a certeza de manter o atendimento pleno e seguro aos pacientes. O funcionário em questão recebe tratamento em casa.

‘Todos foram orientados. Explicamos os motivos e estamos  disponíveis para o atendimento médico dos nossos pacientes da Radioterapia’ explicou o dr Paulo Cesar Canary, chefe do Serviço de Radioterapia do HUCFF, e reforçou que a medida se deve apenas por não haver efetivo técnico para a aplicação de Radioterapia.”

 

 

 

COMENTÁRIOS