O atendimento do Serviço de Saúde do Trabalhador (Sesat) do HUCFF a partir desta quinta-feira, 7 de maio, será deslocado para duas salas no setor de Medicina Física e Reabilitação, bem em frente à rampa de acesso, no segundo andar, do prédio do hospital.
A informação é de Marize Barbosa, enfermeira e ouvidora substituta do HUCFF, que tem atuado no suporte logístico para acomodação do setor satélite da Sesat. A direção do hospital chegou a anunciar o fechamento do setor por questões de prevenção, mas a reação do Sintufrj (veja nota abaixo) acabou provocando a reavaliação da decisão.
Marize Barbosa explicou que, como o Sesat originalmente funcionava no 10º andar, com acesso pelo elevador, era grande o fluxo de profissionais que procuravam o serviço com suspeita ou teste positivo para Covid-19.
Então foi planejada esta unidade satélite que chegou a funcionar na terça e na quarta-feira no primeiro andar (com médico e enfermeiro para assistência a estes trabalhadores).
O deslocamento inicial para o primeiro andar instalou o atendimento próximo às mesas da Triagem da Emergência (no hall após o portão de ferro, antes da área da Farmácia e dos guichês). Não funcionou, segundo Marize. “O fluxo ficou muito intenso no local e, para diminuir este contato e acolher melhor o funcionário (que muitas vezes chega com cansaço ou falta de ar)” surgiu o espaço no segundo andar.
O atendimento do profissional do hospital no Sesat define o seu destino. “Dali (de acordo com o caso) eles vão para a testagem (no CCS), para emergência ou para casa”, explica Marize.
NOTA DO SINTUFRJ SOBRE O FECHAMENTO DO SESAT
Tomamos conhecimento, no final da tarde de ontem, da notícia do fechamento do Sesat do HUCFF. Na opinião do Sintufrj, o fechamento do setor deixa desprotegido quem está na linha de frente do combate à pandemia. O comunicado da direção do hospital orientava os trabalhadores a procurar a unidade de saúde do seu bairro, justamente no momento em que o SUS ameaça entrar em colapso e os trabalhadores da saúde municipal sofrem com diminuição de equipes e falta de condições de trabalho.
Imediatamente procuramos a direção da unidade para pedir explicações sobre a decisão. Fomos informados que o fechamento intempestivo deu-se para diminuir a sobrecarga e reorganizar o atendimento, pois a Sesat estava acumulando o atendimento dos trabalhadores que estão na linha de frente e dos demais servidores do HUCFF.
O Sintufrj questionou o fechamento e propôs que a direção dividisse o atendimento, concentrando no Sesat o suporte aos trabalhadores que estão na linha de frente e que a CPST assumisse os demais procedimentos. A direção do HUCFF acatou a sugestão e comprometeu-se a organizar uma reunião com o Sesat para garantir os procedimentos de reabertura do setor até a próxima segunda, dia 4 de maio.
Permaneceremos acompanhando de perto a questão e os procedimentos de reorganização para a reabertura do setor, garantindo que a proteção aos trabalhadores da universidade seja uma prioridade.
Direção do Sintufrj
Gestão Ressignificar