Desde o início da pandemia, a direção sindical montou um esquema especial de funcionamento do Sintufrj, respeitando protocolos de saúde adotados na UFRJ, com atividades em ambiente virtual para atender aos sindicalizados e seus dependentes.
Nesta terceira matéria da série que iniciamos no dia 4 de agosto sobre como os setores da entidade se estruturaram para trabalhar durante o isolamento social, vamos mostrar o trabalho da equipe que recepciona e encaminha solicitações e dúvidas dos sindicalizados sobre os mais diversos serviços: os trabalhadores do Atendimento Geral, Secretaria e Convênios.
No chamado home office, o serviço segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h (veja lista dos telefones para atendimento no fim da matéria).
Atendimento geral
Os telefones e as correspondências por e-mail não pararam ao longo dos últimos meses de quarentena. São tarefas do atendimento geral: realizar os procedimentos para sindicalização ao Sintufrj (desde a inclusão do servidor no sistema, orientação como realizar a autorização para pagamento da mensalidade sindical, no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), e comunicação aos setores de Convênios e de Processamento de Dados, ao passo a passo para que o novo sindicalizado entre no sistema para incluir dados e fotos até esclarecimento de dúvidas em geral); orientar sobre o recadastramento; executar a adesão a planos de saúde, auxílios funeral e natalidade; imposto de renda; encaminhar para atendimento jurídico; esclarecer dúvidas trabalhistas/direitos e como proceder no período da quarentena, e de pensionistas sobre os processos em andamento etc, entre outras.
Secretaria
Além de atender às solicitações da direção e do Departamento de Pessoal da entidade (para feitura de ofícios e mensagens para as unidades, planilhas, etc), a secretaria do Sintufrj também atende à categoria por home office, contribuindo, inclusive, com o atendimento geral, verificando e encaminhando demandas enviadas através de e-mails, buscando informações nos setores responsáveis e também com os profissionais da área para dar um retorno satisfatório às demandas dos sindicalizados, como, por exemplo, informações precisas sobre os Planos Bresser, Verão, 28,86% e 3,17%; e realiza o recadastramento dos filiados.
Convênios
É um dos setores mais agitados do Sintufrj e essa dinâmica se manteve no atendimento a distância. Lá os sindicalizados tratam sobre planos de saúde, auxílios (como natalidade e funeral), entre outros. O setor também esclarece dúvidas e encaminha para outros profissionais da entidade, de acordo com as necessidades da trabalhadora ou trabalhador.
Recentemente, uma demanda intensificou a procura pelo setor de convênios: em consequência de uma portaria do governo, a Pró-Reitoria de Pessoal solicitou aos ser5vidores que têm plano de saúde que apresentassem a comprovação (para recebimento do auxílio saúde). Coube ao Sintufrj enviar a listagem de sindicalizados com planos vinculados à entidade (Mas são muitos os trabalhadores que ligam solicitando orientação, mesmo quem não tem plano vinculados ao Sintufrj).
“O atendimento continuou a todo vapor. O telefone não parou, é uma ligação atrás da outra, e algumas dezenas de e-mails por dia”, contou Claudia Azevedo, profissional do setor.