Sintufrj de olho na Comunicação com a categoria

Compartilhar:

Em marco o calendário enlouqueceu com 2020 sendo atropelado pela pandemia do novo coronavírus. A UFRJ entrou na quarentena e o Sintufrj teve que se adequar aos protocolos de saúde, organizando o trabalho remoto para manter o atendimento aos sindicalizados. Após cinco meses do início do isolamento social, a direção sindical respira aliviada, porque nada faltou à categoria que fosse de responsabilidade do Sindicato até agora e as vidas dos trabalhadores da entidade foram preservadas.

Na sétima matéria da série o Sintufrj na pandemia, a palavra está com o  Departamento de Comunicação Sindical (Decos). Os nove profissionais (jornalistas de texto e imagem, web designers com múltiplas atribuições e secretária de redação) estão trabalhando em home office e em nenhum momento os técnicos-administrativos em educação ficaram sem informações. Todos os canais de comunicação do Sintufrj têm sido diariamente alimentados — site, WhatsApp, Facebook e Youtube.

Pelas mídias do Sintufrj, especialistas conversam com a categoria, pelas lives, sobre os principais temas da atualidade, democracia, direitos, racismo, saúde e a organização do trabalho remoto. De segunda a sexta, o Boletim Dia a Dia abastece os sindicalizados com noticiário atualizado, por meio do site e de uma lista de transmissão via WhatsApp.

Fórum

Com as campanhas como #FiqueEmCasa ou #SouUFRJ, o Sintufrj multiplicou as adesões à luta em defesa dos servidores e dos serviços públicos. Pelos canais de comunicação da entidade, ampliou para a categoria as possibilidades de participação no Festival do Conhecimento da UFRJ, evento que abriu as comemorações dos cem anos da universidade. O Sindicato também colaborou organizado palestras de interesse de toda a comunidade universitária.

Nas últimas semanas, o Decos assumiu a tarefa de divulgar o 1º Fórum Técnico-Administrativo em Educação, nos dias 1, 2 e 3 de setembro, com transmissão on line, como também de assessorar os coordenadores responsáveis pela realização deste importante acontecimento para a categoria. O tema em questão é a Uberização no serviço público.

Boletim e lista de transmissão 

O canal do sindicato no WhatsApp leva informações quentinhas aos inscritos na lista de transmissão do Sintufrj. Diariamente também em seus celulares, os sindicalizados recebem o link das aulas e outras atividades de responsabilidade do Espaço Saúde Sintufrj. Se você, companheira ou companheiro ainda não faz parte desse grupo, atualize-se. Envie mensagem e salve pelo telefone (21) 96549-2330 e salve o contato em seu celular.

O boletim Dia a Dia chega diariamente aos sindicalizados de segunda a sexta, com informações atualizadas sobre assuntos do interesse da categoria, como também a respeito da pandemia, da UFRJ, o Estado do Rio e o Brasil. O Decos acompanha cotidianamente tudo o que acontece em Brasília e repassa aos trabalhadores.

Youtube, face e site

Até o início de agosto, foram postadas no site do Sintufrj desde a chegada da pandemia ao país 468 matérias, além de boletins diários e três edições do jornal digital Formas e reportagens de outros veículos, como CUT, Dieese, Diap,  Ongs e sites de outras publicações com credibilidade comprovada.

Produção visual

Sempre que necessário, também são publicadas nas mídias do Sintufrj informações sobre as ações judiciais, convocatórias para reuniões e atos virtuais, como para a greve do dia 18 de março (“barulhaço do 18M”);  “Barulhaço de 7 de abril”; campanha #FicaEmCasa; “Fora Bolsonaro” e de valorização dos profissionais da UFRJ; capas para o Facebook (como a da campanha de valorização do SUS); vídeos em homenagem aos enfermeiros e sobre prevenção ao coronavírus; criação de filtros para o facebook (como o #FicaEmCasa) e de logomarca do jornal digital Formas; elaboração da arte para a carteira virtual dos sindicalizados e de materiais de divulgação de serviços, como o Linha Direta, Arte de Ficar em Casa, produtos e eventos do Sintufrj.

Vídeos

A produção de vídeo para o Youtube do Sintufrj também se manteve em mesmo ritmo, ou seja, de acordo com a necessidade da diretoria. Campanhas, como a Fique em Casa (com profissionais da UFRJ), #Sou UFRJ e Os imprescindíveis (de valorização do técnico-administrativo), com vários depoimentos de servidores, vinhetas e peças sobre temas e reivindicações importantes para os trabalhadores, como contra os ataques do governo federal a direitos e a defesa do serviço público apresentados pela direção sindical na “Agenda Sintufrj”, foram alguns dos trabalhos realizados durante a pandemia pela área de audiovisual do Sindicato.

Está no ar, no momento, a campanha de divulgação do 1º Fórum importante Fórum Técnico-Administrativo em Educação do Sintufrj.

 

 

COMENTÁRIOS