UFRJ e UFF discutem com prefeitura de Macaé ocupação de espaços no polo universitário

Compartilhar:

A gestão de espaços no Polo Universitário de Macaé será discutida por uma Comissão de Trabalho com representantes das prefeituras de Macaé, da UFRJ, da UFF, servidores e alunos do ensino superior. A iniciativa resulta de mobilização de professores que denunciaram a falta de diálogo sobre a ocupação de salas no campus. 

A comissão foi criada em reunião conjunta entre UFRJ e Prefeitura de Macaé, dia 13 de janeiro, e irá definir prazos, logística e a readequação de novos espaços no campus de Macaé. Ficou acordada nesta reunião a desocupação da sala de professores para alojar parte da Secretaria de Educação no prédio da Funemac (Fundação Educacional) mantendo-se a estrutura que abriga a UFRJ e a UFF. 

A mudança, explicada pela Prefeitura, é para resolver uma demanda antiga da Secretaria de Educação, já que o atendimento aos pais de alunos, principalmente em período de matrícula, acontecia em um prédio alugado na Linha Azul, comunidade do Novo Botafogo, uma área perigosa e frequentemente marcada por assaltos e tiroteios.

“Não existe nenhum conflito e nenhuma demanda negativa para a UFRJ, pelo contrário, estamos conversando sobre novas parcerias com a Prefeitura de Macaé. A sala pedida não era nem usada pelos professores e apenas abrigava seus armários, e a ocupação de outras duas salas de projetos serão discutidas pela Comissão de Trabalho”, disse o prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado.

Nesta sexta-feira, 14, segundo ele, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) se reúne com a Reitora Denise Pires, exatamente para tratar de acordos “que permitam maior integração do tripé ensino, pesquisa, extensão entre UFRJ e a Prefeitura de Macaé”.

“Estamos juntos nesta parceria tão importante para o município e o que queremos UFRJ e prefeitura, é somente trabalharmos para o melhor para a população”, disse Leonardo Paes Cinelli, vice-diretor da UFRJ-campus Macaé.

A secretária adjunta de Ensino Superior, Flávia Picon, informou que fez o levantamento das salas e suas funcionalidades de forma a facilitar o trabalho de readequação dos espaços. Ela integrará a Comissão juntamente com a secretária de Educação, Eliane de Araújo, também presente na reunião. 

Entenda

A nova gestão da prefeitura de Macaé solicitou salas ocupadas pela UFRJ e pela UFF no prédio da Funemac (Fundação Educacional de Macaé), localizado ao lado do polo universitário Aloísio Teixeira. Um ofício da Secretaria municipal de Educação comunicando a decisão foi encaminhado no dia 30 de dezembro. A comunidade universitária, pega de surpresa, se mobilizou, fez petição pública, e nota pedindo diálogo, pois apenas foi comunicada da solicitação das salas pela Prefeitura de Macaé.

 

COMENTÁRIOS