21 Dias Contra O Racismo – Tereza de Benguela

Compartilhar:

Mais uma mulher que é exemplo de luta e inspiração: Tereza de Benguela. Ela foi uma líder quilombola que comandou a estrutura política, econômica e administrativa de uma comunidade de três mil pessoas. Unindo negros, brancos, ciganos e indígenas para defender o território onde viviam, resistindo bravamente à escravidão por mais de 20 anos.

Rainha Tereza, viveu no século XVIII e liderou o Quilombo de Quariterê, após a morte de seu companheiro, José Piolho, morto por soldados.

O Quilombo de Quariterê, localizava-se no Vale do Guaporé, no Mato Grosso e existiu de 1730 à 1795, tendo Tereza de Benguela liderado até 1770 quando foi presa e morta pelo Estado.

No I Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas em Santo Domingos, na República Dominicana em 1992, definiu-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e criou-se uma rede para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a luta contra as opressões de raça e gênero.

No Brasil, o dia 25 de julho foi reconhecido, em 2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra pela Lei nº 12.987, em homenagem à líder quilombola. #21dias

 

COMENTÁRIOS