A Universidade Federal Fluminense (UFF), em virtude da gravidade da pandemia de Covid-19 e em consonância com o decreto da Prefeitura de Niterói, decidiu interromper as atividades presenciais não essenciais de 26 de março a 4 de abril. A Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), com base no decreto da Prefeitura do Rio, determinou medidas emergenciais de funcionamento.
Desde o início da pandemia as federais já haviam estabelecido o trabalho administrativo e o cumprimento do calendário acadêmico na modalidade remota. E independente da antecipação dos feriados de 2, 21 e 26 de abril, as instituições não alterarão o calendário acadêmico.
UFF
Na UFF, a antecipação dos feriados de 2, 21 e 26 de abril não alterou o calendário das atividades aprovadas para execução na modalidade remota.. Os respectivos feriados serão cumpridos na data que valem. A decisão sobre o funcionamento da universidade está na nota divulgada no dia 24 de abril.
A universidade avaliou que implementar novas alterações nos calendários acadêmicos e administrativos produziriam ainda mais atrasos e compressão dos planos de ensino na graduação e na pós-graduação. No limite, isso poderia prejudicar o fluxo de ingresso e de formatura dos estudantes.
“A UFF mantém atividades de ensino remoto previstas no calendário acadêmico de 2020, em cumprimento do segundo semestre neste ano de 2021. Todavia, considerando o preocupante agravamento das condições sanitárias do estado, as atividades presenciais não essenciais serão interrompidas no período que compreende os dias 26 de março e 04 de abril”, diz a nota.
A universidade ainda informa que as atividades acadêmicas relacionadas ao estágio/internato da área de saúde continuarão em funcionamento por apresentarem rigoroso protocolo de monitoramento de biossegurança, aprovado pelo Grupo de Trabalho da Saúde da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e por contribuírem com as medidas de enfrentamento à pandemia.
“Além disso, entendendo que a suspensão do funcionamento das redes públicas e privadas de ensino e de creches pode incorrer em multiplicação das tarefas familiares, a Universidade sugere que as atividades acadêmicas sejam elaboradas preferencialmente de forma assíncrona”, finaliza a nota.
Unirio
A Unirio também emitiu nota determinando que as atividades acadêmicas e pedagógicas permaneçam remotas e seus calendários, debatidos e aprovados pelos Conselhos Superiores, não se alterem durante as medidas formuladas pelo decreto municipal.
A orientação da Reitoria é que, preferencialmente, as atividades acadêmicas e pedagógicas, nesse período municipal regulamentado, ocorram de maneira assíncrona. Já para o Hospital Universitário Gafrée e Guinle a recomendação é para a manutenção da regularidade e o atendimento das atividades de saúde à comunidade.
Também ficou estabelecido que as agendas de apoio às atividades presenciais tais como reuniões dos colegiados, a centralização da Unidade Arquivo e Protocolo Setorial do Serviço de Protocolo Geral (UAPS-SPG), a autuação de processos, a entrega de diplomas e demais atividades administrativas sejam, durante o período da antecipação, reformuladas pelos gestores responsáveis.
Às unidades acadêmicas e administrativas foi solicitado que reiterem a orientação à comunidade universitária quanto à adoção de medidas preventivas e de contenção da propagação do vírus, e que atendam as recomendações dos órgãos de saúde seguindo as políticas e deliberações em relação à Covid-19.