por CARTACAPITAL – 27 DE JULHO DE 2021 – 13:38
A plataforma Lattes, que hospeda informações sobre pesquisadores brasileiros e seus trabalhos acadêmicos, está fora do ar desde a segunda-feira 26. O motivo seria a queima de um servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tencológico (CNPQ), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações.
O órgão foi questionado por pesquisadores que tentaram acessar a plataforma e confirmou a informação, sem ainda saber dimensionar os danos por falta de backup. “A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informou o Conselho.
Nas redes sociais, nesta terça-feira, o Conselho disse atuar em parceria com o MCTI para restabelecimento dos sistemas. “A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível”, diz uma publicação. Ainda de acordo com o texto, por conta do problema, todos os prazos de processos junto ao Conselho estão suspensos e serão revogados.
CNPQ diz que não há perda de dados da Lattes
Há pouco, vias redes sociais, o CNPQ soltou novos esclarecimentos sobre o caso e disse que além de identificar o que causou a indisponibilidade dos sistemas, já teria iniciado o reparo. Também acrescentou que a migração dos dados havia sido feita antes do ocorrido e que alguns backups apoiaram o restabelecimento dos sistemas. “Não há perda de dados da Plataforma Lattes”, afirmou o Conselho.
1.O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
— CNPq (@CNPq_Oficial) July 27, 2021
Ainda no novo comunicado, o CNPQ informou que o pagamento das bolsas implementadas não será afetado, além de reforçar que todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos. Os ofícios serão prrrogados.