Gestão do governo também é reprovada por 54% dos entrevistados, segundo pesquisa do Ipesp
Publicado: 04 Novembro, 2021 – 10h04 | Última modificação: 04 Novembro, 2021 – 18h02
A nova rodada da pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3), mostrou que 64% dos brasileiros desaprovam a gestão pessoal de Jair Bolsonaro (ex-PSL) como presidente. Outros 30% aprovam Bolsonaro.
Um total de 54% dos entrevistados também avaliou a gestão do governo federal como ruim ou péssima – 24% aprovam.
Dentro do universo pesquisado, 67% consideram que os rumos da economia brasileira estão no caminho errado contra 24% que responderam que está no caminho certo, apesar das altas taxas de desemprego, de inflação e da taxa básica de juros (Selic).
A pesquisa mediu ainda a percepção das notícias em relação ao governo. Ao todo, 59% dos brasileiros consideram que as informações divulgadas foram desfavoráveis. Só 7% apontaram um cenário oposto.
Questionados sobre qual foi o assunto que mais leu ou ouviu sobre o atual governo recentemente, os entrevistados indicaram a informação falsa divulgada por Bolsonaro sobre a relação da vacina da Covid-19 com a contaminação pela Aids (25%). Em segundo lugar aparecem empatados (6%) a CPI da Covid, o descaso do governo com a pandemia e o novo Auxílio Brasil.
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi feito entre os dias 25 e 28 de outubro, ouviu 1.000 entrevistados com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país.
A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95,5%.
O Ipespe foi fundado por ex-executivos do Ibope (que fechou as portas em janeiro de 2021).