Lançamento de “Quase um tique” pela Editora UFRJ

Compartilhar:

Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social, de Anna Carolina Franco Bentes, será lançado pela Editora UFRJ no dia 9 de novembro, às 17h, com transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/EditoraUFRJ.  O livro já está disponível para download gratuito no site www.editora.ufrj.br.

Quais os efeitos da inserção de tecnologias como o Instagram na experiência cotidiana dos indivíduos? Como os hábitos de uso da plataforma participam de modulações nas formas de ver e ser visto? Por meio de quais estratégias empresariais nosso tempo e nossa atenção são constantemente capturados por tecnologias como o Instagram? Como as formas de sociabilidade por meio desse dispositivo participam dessa economia que capitaliza a visibilidade? Que tipos de angústias, ansiedades, expectativas, prazeres e desejos estão sendo mobilizados, inibidos ou estimulados nesse contexto? Essas são algumas das inquietações que a autora busca responder ao longo de seu livro.

Anna Bentes reflete sobre como nosso tempo e nossa atenção estão sendo cada vez mais capturados por tecnologias que passam a fazer parte do nosso dia a dia. É a partir deste olhar que ela aborda o tema: a força irresistível de dispositivos como o Instagram torna nossos hábitos “quase um tique”.

No debate de lançamento a autora, pesquisadora no doutorado na Escola de Comunicação da UFRJ, debaterá sobre o tema com Paula Sibilia, professora da Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

NÃO PERCA: 

 

 

COMENTÁRIOS