A enfermeira e cardiologista Rozane Magalhães e a instrutora de yoga e yogaterapeuta Ana Esteves, as duas servidoras da UFRJ, por mais de uma hora deram dicas de bem viver na aposentadoria, em meio à pandemia, na live especial do Sintufrj dedicada ao Dia dos Aposentados, data celebrada nesta segunda-feira, 24 de janeiro. O bate-papo descontraído sobre saúde física, mental e emocional está à disposição no canal do Sindicato no Youtube e pelo perfil da entidade no Facebook.
A conversa on line foi apresentada pela coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sintufrj Alda Lucia Anjos.
“Se hidrate e se espreguice muito”. O copo com água tem que estar sempre à sua disposição, mas um pouco distante de você para que tenha que se levantar para apanhá-lo. “Movimente-se!” O movimento faz o corpo produzir serotonina, que é o hormônio do prazer.
“Yoga preveni doenças”, como osteoporose, diminui, por exemplo, a pressão arterial, aumenta o fluxo sanguíneo, a capacidade pulmonar, a concentração e reduz o estresse, entre muitos outros benefícios. “Yoga não é religião. É movimento, respiração, percepção, auto silêncio, meditação. Corpo e mente estão interligados”, explica Ana Esteves.
“Todos nós somos produtivos, independente da idade e é para isso que estamos aqui. A aposentadoria é o momento de nos redescobrir e arregaçar as mangas. A pandemia teve todo o seu lado sombrio e de sofrimento, mas somos fênix. Não é só porque me aposentei que vou ficar em casa, gerando mágoa, tristeza, melancolia. Vamos nos cuidar e viver e cuidar dos outros. Tomaremos quantas doses de reforço da vacina (contra a covid) for necessária e usaremos máscaras. A pandemia veio para nos ensinar que a gente é muito melhor do que éramos. Sim, eu sou otimista, já foi pior e sobrevivemos. Então, temos obrigação de sermos felizes, de aprender e ensinar”, disse a médica Rozane.
CONFIRA NA ÍNTEGRA: