Começou na terça-feira, 29, e continua neste 30 de março, o Encontro Internacional Democracia e Igualdade — para um modelo solidário de desenvolvimento – que reúne figuras de destaque no cenário nacional e internacional – políticos e intelectuais, presidentes e ex-presidentes, ministros e ex-ministros, diplomatas e parlamentares de 11 países para pensar os desafios da luta pela democracia e a igualdade na América Latina e no mundo. Entre eles os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Lula (PT).
“Será uma oportunidade única de reflexão, formação e debate sobre os principais desafios na construção de um novo modelo solidário de desenvolvimento”, dizem os organizadores, o Grupo Puebla e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A coordenação geral é de Carol Proner (Instituto Joaquín Herrera Flores, de Sevilha), Cláudia Gonçalves de Lima e Pablo Gentili, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ.
Presencial e transmissão pela internet
As atividades são presenciais, com medidas de segurança sanitária. Os painéis acontecem no Teatro Odylo Costa, filho e o encerramento na Concha Acústica Marielle Franco da UERJ.
Também está sendo transmitido em streaming de todo o evento. Mas a participação presencial requer inscrição que pode ser feita pelo site www.grupodepuebla.uerj.br,
Lula na concha acústica
A programação, também no site, prevê diversas conferências e painéis, entre os quais:
No dia 29, terça-feira, às 9h45, o evento foi aberto com a apresentação do encontro por Aloizio Mercadante, coordenador do Grupo de Puebla Ricardo e pelo reitor da UERJ Ricardo Lodi Ribeiro.
A conferência inaugural “Igualdade e justiça social: os novos horizontes da política democrática”, às 10h, contará com José Luís Rodríguez Zapatero, ex-presidente da Espanha.
E às 11h30, o painel “Um novo modelo de desenvolvimento solidário”, reúne Ernesto Samper, ex-presidente da Colômbia, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, Dilma Rousseff, ex -presidenta do Brasil, com apresentação de Carol Proner, coordenadora do Consejo Latinoamericano de Justicia y Democracia CLAJUD e do Grupo de Puebla, Brasil
Na quarta, 30 de março, os painéis começam às 9h, com temas como desigualdade, pandemia e pós-pandemia, transformações sociais, direitos e justiça social.
E, das 16h às 18h, acontece, na Concha Acústica Marielle Franco, acontece a conferência de encerramento – A igualdade e o futuro da América Latina – proferida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.