Depois do #8MForaBolsonaro com intensa participação do funcionalismo público e principalmente das servidoras – estas representam 59% da mão de obra e recebem em média 24% a menos que os homens – ocorrerá o lançamento do Comando de Mobilização e Construção da Greve.
A atividade é virtual e será nesta quarta-feira, 9, às18 horas, com transmissão online via Youtube e Facebook do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), do qual a Fasubra que é na nossa federação faz parte.
Os servidores públicos federais estão em campanha unificada pela recomposição salarial emergencial de 19,99% a qual reúne o Fonasefe e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Há uma paralisação nacional marcada para 16 de março com atos em todo o país e o indicativo da Greve Nacional do Funcionalismo Público para 23 de março.
Cinco anos sem reajuste
As entidades protocolaram no dia 18 de janeiro ofício com a reivindicação de reposição salarial de 19,99%, correspondente apenas às perdas inflacionárias nos três anos de governo Bolsonaro, e não obtiveram ainda nenhuma resposta.
Este é apenas um reajuste emergencial, pois os trabalhadores do serviço público federal estão com salários congelados desde 2017 e amargam perdas salariais, acumulando uma defasagem salarial, de, ao menos, 49,28%!
Calendário
9 de março (Quarta-feira) – Lançamento do comando nacional de construção e mobilização da greve
16 de março (Quarta-feira) – Dia Nacional de Paralisação. Ato nacional em Brasília e atos em todo o país
23 de março (Quarta-feira) – Indicativo da Greve Nacional do Funcionalismo Público