A reivindicação para um planejamento conjunto da volta às atividades presenciais foi do Sintufrj, que também propõe a participação da Coordenação de Biossegurança na reunião
A representante técnico-administrativa e coordenadora do Sintufrj, Joana de Angelis, cobrou da Reitoria, no Conselho Universitário (Consuni) de quinta-feira, 10, uma resposta à sua reivindicação feita na sessão anterior do colegiado, de criação de um grupo de trabalho para planejar, conjuntamente, o retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas na UFRJ, em segurança, e também considerando a continuidade do sistema híbrido.
Na ocasião, o vice-reitor Frederico Leão da Rocha, concordou com a proposição da dirigente, mas para surpresa da comunidade universitária, a Reitoria divulgou ofício indicando o retorno presencial dos servidores a partir do dia 7 de março. Somente no fim da tarde da última quinta-feira, depois da manifestação de Joana, a Reitoria convocou as entidades sindicais Sintufrj e Adufrj para uma reunião na segunda-feira, 14, às 14h.
Cobrança
“Como a Resolução 15/2021 (que altera a resolução 07/2020 que trata das diretrizes do desenvolvimento das atividades laborais durante a pandemia) ainda vige, consta no texto algumas exceções que devem ser seguidas. Como não houve a convocação da reunião para planejamento conjunto com representantes de todos os segmentos, a gente tem notícias de que cada unidade está fazendo de um jeito, justamente o que queríamos evitar”, disse Joana no Consuni no dia 10.
“Há unidades que não estão considerando as exceções apontadas na Resolução 15, outras mantém o planejamento que vinha sendo feito de retorno gradual e seguro, respeitando a vida, a ciência e a coerência de tudo o que temos feito desde o início da pandemia. Quero saber da Reitoria sobre o acolhimento da proposta e quando vamos organizar o retorno para o dia 11”, reivindicou a conselheira e dirigente sindical.
Trabalho externo
A aprovação da regulamentação do trabalho externo, segundo apontou Joana no Consuni, “também é mais uma possibilidade dentro do planejamento para o retorno presencial de toda universidade”.
O vice-reitor, respondendo diretamente à solicitação de Joana de Angelis, anunciou que já havia solicitado a reunião com as entidades representativas dos segmentos – Sintufrj, Adufrj e DCE – para discussão do retorno. A reunião foi marcada para dia 14. Para o Sintufrj, informou Joana, é fundamental que a Coordenação de Biossegurança da universidade esteja presente na reunião.
Novas diretrizes
A coordenadora do Grupo de Trabalho Pós-Pandemia, Fátima Bruno, informo0u que em breve serão divulgadas as novas diretrizes sobre o retorno presencial. O texto ainda está em fase de conclusão, mas ela espera divulgá-lo na próxima semana.
Fátima aguarda o retorno dos autores de cada área que compõe o conjunto de textos para ser possível informar as novidades e/ou destaques. As novas diretrizes também seguem as mudanças trazidas pelas orientações do GT Covid-19 com o novo cenário da pandemia. Mas elementos como a necessidade do comprovante de vacinação e o uso de máscaras estão mantidos, garantiu a coordenadora, acrescentando que o Guia de Biossegurança também terá ajustes. Possivelmente diante das mudanças nas condições epidemiológicas.
Carta aberta dos estudantes à Reitoria
Em carta aberta à Reitoria lembrando que no dia 11 de abril está previsto o retorno total das atividades presenciais da graduação, os estudantes apontam inúmeros problemas nos locais de aula de muitos cursos. O documento foi levado à sessão do Conselho Universitário na quinta- feira, 10.
“Os sucessivos cortes de verbas dos últimos anos e a falta de manutenção, principalmente durante a pandemia, agravou seriamente o estado das dependências da UFRJ, gerando diversos problemas, como focos de incêndio, inundações e deterioração mais intensa das estruturas no geral”, diz o texto, apontando:
Na Praia Vermelha, no CCS, na Letras, na Reitoria, na EEFD e no IFCS: cabos revestidos em tecido, ausência de escadas e rotas de emergência, infiltração intensa entre os pavimentos, vazamento de gás, salas sem janelas, infestação de pragas, animais, mofo e pouca ventilação, além da deterioração dos containers que abrigam disciplinas dos cursos que já não podem mais ter aula em seus prédios.
No Edifício Jorge Machado Moreira, prédio dos cursos da FAU e da EBA, interditado em 2021: deterioração de pilares, revestimento das fachadas caindo, sistema de fiação elétrica severamente comprometida, falta de água nas prumadas de incêndio, falta de saída de emergência e rotas de fuga
O documento também relaciona a não conclusão de algumas obras e procedimentos emergenciais de segurança nos prédios, que irão prejudicar a organização dos cursos.
Garantias
As principais preocupações dos estudantes são a garantia de um retorno presencial seguro e a recomposição orçamentária para que a UFRJ tenha condições estruturais compatíveis com a qualidade do ensino. “Para o retorno presencial, é necessário a garantia de que os espaços para alocação das salas estejam viáveis de serem usados, com laudo de um escritório técnico respaldando a segurança e salubridade da ocupação das turmas nos locais”, reivindicaram.
Burguesão – O pró-reitor de Gestão e Governança, André Esteves, ratificou as datas previstas para reabertura dos restaurantes universitários antes do período letivo presencial, e informou que está trabalhando agora pela ampliação da oferta de alimentação no Fundão, com o uso do espaço do antigo Burguesão, no CT, cujas instalações seriam vistoriadas naquele mesmo dia.
Verbas para centros e unidades
O pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) Eduardo Raupp, informou que foi feito o levantamento das com a ajuda dos centros e unidades, e que seriam disponibilizados recursos para a execução de serviço e investimentos necessários para a retomada das aulas presenciais e para as emergências de infraestrutura.
Ele explicou que é preciso celeridade dos gestores para o empenho até 30 de abril, lembrado o orçamento restrito. Segundo Raupp, a PR-3 está fazendo a liberação proporcional de recursos que vão de R$ 350 mil (para o campus Caxias) até R$ 1milhão e 50 mil (para o CCS). O total foi de R$5,5 milhões.