Assembleia desta quarta-feira (8) deliberou acerca da participação dos trabalhadores nas ações contra cortes na educação e pela recomposição salarial
Os mais de uma centena de trabalhadoras e trabalhadores presentes na assembleia do Sintufrj desta quarta-feira (8) no auditório do Centro de Tecnologia (CT) — e transmitida pelo Facebook da entidade –, aprovaram a participação dos técnico-administrativos em educação da UFRJ, sob a liderança do Sintufrj, nas duas ações imediatas do Calendário de Lutas da Fasubra:
. No ato de protesto contra os cortes nas verbas para a educação, nesta quinta-feira, 9, às 16h, na Candelária, centro do Rio – mobilização essa que ocorrerá em todo o país.
. E o envio pelo Sindicato de caravaneiros para reforçar o movimento Ocupa Brasília, na terça-feira, 14 de junho, pela recomposição do orçamento da educação e por reajuste salarial para o serviço público federal.
Ato no Rio — Às 15h desta quinta-feira, 9, um ônibus parte da sede do Sintufrj, no Fundão, em direção à Candelária (a condução é só de ida). Participe desta luta, companheiras e companheiros!
Ocupa Brasília — As inscrições para participar da caravana foram feitas ao final da assembleia. Mas, atenção: somente poderão viajar com o Sintufrj as companheiras e companheiros que tomaram até a terceira dose da vacina contra a covd-19 e apresentarem teste negativo contra o vírus, realizado na segunda-feira, 13.
Plenária decidiu e a
Assembleia referendou
O debate sobre a Campanha Salarial foi à luz do resultado de três dias de discussões sobre esse e outros temas, na plenária nacional da Fasubra (de 3 a 5 de junho, na UnB/Brasília). O Sintufrj participou com oito delegados.
Veja as deliberações da assembleia sobre a conjuntura nacional:
- O Sintufrj acumulará o debate sobre a questão de segurança da categoria em protestos e ações de rua.
- Reafirmar a luta para derrotar a política de Bolsonaro e o fascismo.
3- Construir proposta da categoria a ser apresentadas aos candidatos.
4 – A coordenação da entidade fará debates com as candidaturas do campo de esquerda e todos os candidatos filiados ao Sintufrj, a partir de perguntas do movimento.
5 – Em julho, o Sintufrj realizará debate sobre as eleições com a categoria.
Propostas aprovadas para a pauta interna:
- Retomar o grupo de trabalho para construir posições sobre a reorganização do trabalho.
- Construir urgente o debate sobre trabalho a distância/híbrido.
- Lutar contra o ponto eletrônico.
- Lutar contra a Ebserh.
- Lutar pela contagem do tempo de serviço de insalubridade.
- Organizar uma reunião sobre carreira antes do encontro nacional da Fasubra, que será realizado no dia 25 de junho.
- Realização de assembleias simultâneas em outros campi, em especial no centro da cidade.
Mesa – A assembleia foi dirigida pelos coordenadores-gerais Esteban Crescente e Marta Batista; e pelos coordenadores de Políticas Sindicais Ana Beatriz Pinheiro e Luciano da Cunha.
Homenagem – A assembleia foi aberta com um Minuto de Silêncio em homenagem ao companheiro motorista da UFRJ Antônio Soares dos Santos (Siri) que faleceu esta semana.