Entidades criticam projetos apresentados pela Reitoria

Compartilhar:

O Sintufrj e o DCE tiveram papel preponderante na sessão do Conselho Universitário, desta quinta-feira, 25, que teve como pauta central a apresentação do projeto de valorização dos ativos da UFRJ, a versão modificada do antigo e criticado “Viva UFRJ”, divido nos projetos Espaço UFRJ e + UFRJ. A discussão do tema polêmico – que exigiu muitos esclarecimentos da Reitoria – tomou quase toda sessão, que durou mais de quatro horas, com muitas dúvidas e incertezas .

Por isso, as entidades reivindicaram a ampliação do debate pela comunidade. Representantes da Praia Vermelha apontaram temores com ameaça de demolição de prédios e mudanças à revelia. Estudantes apontaram que é inoportuna a apresentação da proposta numa universidade esvaziada pelo recesso acadêmico.

A representante técnica administrativa no Consuni, Vania Godinho, pediu fala para o Sintufrj, aprovada por unanimidade. Coordenador de Organização e Política Sindical, Fábio Marinho manifestou o pedido de interrupção temporária do projeto para que a comunidade tenha mais tempopara o debate e divulgação dos contratos e aditivos para dar transparência ao projeto.

“Entendemos que concessão é apenas mais uma forma de privatização. Além disso,  divergimos com uma conta que não fecha de ceder espaços da UFRJ para financiar por um curto período o que sobra”, disse ele, reiterando a posição de que o Espaço Cultural deve estar a serviço da pesquisa, do ensino e da extensão da UFRJ, apontando o centro da questão: a lógica da privatização, a entrega do espaço para a iniciativa privada.

COMENTÁRIOS