Visibilidade lésbica combate preconceito

Compartilhar:

O 29 de Agosto de 1996– data de seminário realizado – é um marco na memória da resistência à lesbofobia

Em tempos de retrocesso, mais que nunca é preciso refletir, debater, brigar por mais direitos e combater preconceitos que tentam neutralizar a diversidade. Por isso a importância de datas como o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado neste 29 de Agosto.

A data tem origem em 1996, quando foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro. O seminário, segundo o jornal Brasil de Fato, discutiu temas como a organização coletiva, saúde e visibilidade.

Além de um marco para criação da data, o evento se firmou nos anos seguintes como palco de debates e reflexões importantes para a busca por direitos e dignidade. Até 2014, foram realizados sete encontros.

Buscar visibilidade para comunidade lésbica no Brasil, e estimular a discussão da necessidade de políticas públicas de combate à lesbofobia são objetivos do 29 de Agosto. E os números deixam claro que ainda há muito o que avançar.

Violência dentro de casa

Segundo levantamento da organização Gênero e Número (www.generonumero.media), mulheres lésbicas sofrem estupros com muita frequência no país. Segundo estudos dessa ong, “é dentro de casa e no meio familiar que as mulheres lésbicas são violentadas.

Em 61% dos casos, a agressão ocorreu na residência, enquanto 20% aconteceram em vias pública e 13% em “outros locais”. Os homens são algozes. Aparecem como autores em 96% das agressões sexuais”, revela a pesquisa.

O Dossiê Lesbocídio no Brasil, criado por pesquisadoras do Núcleo de Inclusão Social (NIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta o crescimento da violência: dos 180 homicídios cometidos por preconceito de gênero contra lésbicas e registrados entre 2000 e 2017, 126 ocorreram somente entre 2014 e 2017.

Cinthia Abreu, da Marcha Mundial das Mulheres, em entrevista ao Brasil de Fato, que a lesbofobia cresce não apenas sob forma de agressão física: se dá verbalmente ou quando as mulheres lésbicas acabam se suicidando por conta do preconceito.

A ativista observa que o avanço do conservadorismo no Brasil coloca as lésbicas na linha de frente dos ataques. “Antes, a gente estava falando de direitos, agora a gente está falando de vida”, lamenta.

A lesbofobia se manifesta de forma direta, mas também de forma psicológica, moral e envolve, por exemplo, a negligência na área da saúde, agressões como o “estupro corretivo”, como explicam as advogadas Isabela Pelliconi e Izabela Vasconcelos para a página da OAB Espírito Santo.

“Estima-se que, no Brasil, mais de 60% dos empregados LGBTIA+ preferem esconder sua orientação sexual no trabalho e 49% não sentem abertura para falar sobre o assunto. No caso das mulheres, há um adicional discriminatório: a baixa visibilidade da homossexualidade feminina”, informa artigo das advogadas.

O texto também menciona alguns dos padrões comportamentais e sociais que refletem severamente na vida das mulheres lésbicas, “razão pela qual dar visibilidade à causa, promover informação, debate e articulação política sobre a temática segue sendo uma das formas eficazes para o seu enfrentamento”.

DURANTE TODA ESTA SEMANA O BOLETIM DIA A DIA VAI TRATAR DESSE TEMA.

COMENTÁRIOS