A mesa “Nosso Futuro é Ancestral”, com a participação de Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ, e de Monica Cunha, vereadora eleita do PSOL, abriu, na segunda-feira 21 no auditório 1 do Bloco A do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o evento “Novembro Negro” do Coletivo Negro Ẹbí, de estudantes e ex-estudantes negros do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ, com apoio do Centro Acadêmico do Instituto de Biologia e do próprio IB.
Segundo os organizadores, os encontros debatem a negritude nos diversos espaços ocupados na sociedade”, compartilhando saberes sobre educação, poder, saúde mental, nossa história e resistência”. O evento, com palestras, oficina e debates, está em sua sexta edição e conta com 50 inscritos. vai até o dia 1º de dezembro..
Gabriela Trindade, do Coletivo Negro EBI, avalia que a mesa de abertura foi inspiradora. Além de comemorar a primeira reunião presencial do coletivo depois da pandemia, no debate em torno do tema “futuro ancestral”, Denise e Mônica fizeram uma reflexão sobre movimento negro no brasil, os caminhos até hoje, vitórias e projeções para o futuro. O ex-coordenador do Sintufrj Franscisco de Assis participou do evento.
Veja o restante da programação
- 22/11, às 17h, no Salão Azul, bloco A, CCS: Roda de Conversa “Educação Popular e Antirracista”, com Matheus Favrat (Movimento de Educação Popular +Nós)
- 23/11, às 17h, no Salão Azul, bloco A, CCS: cinedebate “Raça e Poder”, com Jorge Marçal (Professor de Ciências e Biologia – CAp UFRJ e Mestre e Doutorando em Educação – PPGE UFRJ) e a exibição do primeiro episódio da série documental “O Enigma da Energia Escura”.
- 25/11, às 16h, no Centro Acadêmico de Biologia, no bloco A do CCS – Oficina de Charme com Carolini Azeredo (monitora de aulas de dança Charme no Comunidança – EEFD/UFRJ) e confraternização.
01/12, às 17h, no Salão Azul, bloco A, CCS: roda de conversa “Saúde Mental dos Estudantes Negros da Biologia UFRJ”, com o Coletivo Preto Virgínia Leone Bicudo, da Psicologia da UFRJ. Atenção: a organização lembra que este espaço será o único restrito a pessoas negras. Atenção: este espaço será o único restrito a pessoas negras.
Saiba mais:
https://www.instagram.com/coletivonegroebi/
https://www.facebook.com/coletivonegroebi
Os convidados:
Monica Cunha é vereadora eleita no Rio de Janeiro pelo PSOL (2023-2026). Cofundadora do Movimento Moleque. Defensora dos direitos das crianças e dos adolescentes. Técnica em Educação.
Denise Góes é membra da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ e do Movimento Negro Unificado (MNU/RJ).
Matheus Favrat é educador e coordenador do Movimento de Educação Popular +Nós. Professor Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ e membro do Coletivo Negro Ẹbí.
Jorge Marçal é Professor de Ciências e Biologia (CAp UFRJ) e Mestre e Doutorando em Educação (PPGE UFRJ). Integrante do Coletivo de Docentes Negras e Negros da UFRJ. Foi membro do GT Ações Afirmativas do CEPG que instituiu cotas obrigatórias em todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da UFRJ. Foi membro fundador do Coletivo Negro Ẹbí.
Carolini Costa Azeredo, a Carol Black, é Licencianda em Biologia (UFRJ), Integrante do Coletivo Negro Ẹbí, Monitora de aulas de dança Charme no Comunidança (EEFD/UFRJ).