A elaboração de uma proposta alternativa de PGD (Programa de Gestão e Desempenho) para a UFRJ e as ações para desenvolver a campanha salarial na universidade foram aprovadas na assembleia geral dos trabalhadores da UFRJ na manhã/tarde desta quarta-feira (8) de fevereiro.
A reunião convocada pela direção do Sintufrj para o auditório do bloco A do CT, teve como marca de originalidade a participação on line* de servidores que se pronunciaram por meio de chat apresentando propostas e intervindo virtualmente nos debates transmitidos em tempo real pelas redes do sindicato.
Outra resolução da assembleia determinou a solicitação ao Conselho Universitário e Reitoria o adiamento por seis meses dos mandatos exercidos hoje pelas bancadas dos técnicos-administrativos nos colegiados para que a eleição de novos conselheiros não ocorra paralelo ao processo eleitoral relacionado à sucessão de reitor(a).
Delegados
Na assembleia foi eleita uma chapa de delegados à Plenária da Fasubra (dias 10 e 11 de março) com titulares e suplentes composta pelos coletivos Unir, Movimento Luta de Classes e Sintufrj Vermelho.
Propostas para Campanha Salarial
- Pautar e construir, desde as bases até a Fasubra, a Campanha Salarial 2023 buscando para o orçamento de 2024 toda a reposição de perdas desde 2010 (ao redor de 50% pelo IPCA) e melhorias na carreira, com concurso público.
- Incorpora o debate acerca da campanha nas reuniões por local de trabalho e promovendo atividades presencial/online no tema. Além disso, promover uma assembleia geral com pauta específica sobre a carreira.
Propostas aprovadas no ponto de PGD
- Apresentar na sessão do Consuni desta quinta-feira (9) proposta alternativa construída pelo GT Carreira Sintufrj, a partir da última minuta da CLN Consuni.
- Levar impresso o texto da proposta alternativa bem como o SPGD (minuta da Fasubra) para ser distribuído aos conselheiros e companheiras do colegiado.
*Confira, agora, sugestões do chat para discussão do GT Carreira e acerca da atuação da direção sindical
- Debate acerca da regulamentação das 30 horas
- Recomposição do vencimento base com a inflação acumulada entre 2017 e 2022
- Implantação da GAE – Gratificação por Atividade Educacional para o Taes (Técnico-administrativo em Educação)
- Implantação do RSC aos Taes
- Redução de intervalo de Progressão por mérito e capacitação de 18 meses para 12 meses
- Atualização dos benefícios como alimentação, creche e plano de saúde
- Elaborar documento para encaminhar à Fasubra
- Campanha para solucionar dúvidas de servidores sobre carreira e tabela salarial
- Live ou reuniões para informar sobre aposentadoria atual e perspectivas futuras
- Inserir ascensão funcional na Mesa de Negociação
- Por meio de reunião nas unidades, sindicato pode estimular colegas a cursar faculdade e cursos de capacitação para melhoria salarial
- Gratificação para os Taes que fazem precepção de estagiários
- Assista a live da Assembleia Geral:
A MESA. Marta Batista, Esteban Crescente e Nivaldo Holmes conduziram os trabalhos (foto: Elisângela Leite)