A aprovação da regulamentação do Plano de Gestão e Desempenho (PGD) pelo Conselho Universitário,no dia 9 de março, foi o primeiro passo para adoção da nova forma de organização do trabalho na UFRJ.
O PGD permite, a partir da adesão facultativa, o controle de entrega de tarefas pactuadas entre trabalhadores e chefias (em substituição ao controle de frequência), e prevê as modalidades de trabalho presencial e teletrabalho parcial ou integral.
A implantaçãodo PGD está dependendo da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) emitir uma normativa complementar, para que as unidades publiquem editais e os interessados possam aderir ao programa. O conteúdo da regulamentação será discutido numa comissão de redação, que conta com representantes do GT Carreira do Sintufrj.
Etapas de implantação
Karla Rodrigues Simas, superintendente-geral de Gestão de Pessoas da Pró-Reitoria de Pessoal e presidente da comissão que elaborou a proposta para a regulamentação do PGD no âmbito da UFRJ (que foi resumida para se chegar as diretrizes aprovadas no Consuni), acredita que o programa estará disponível para todas as unidades no segundo semestre deste ano.
Segundo Simas, a equipe da PR-4 está trabalhando em cima do texto original, que será levado à comissão para os ajustes finais.“Vamos pôr o documento de pé novamente, e devemos fazer isso na próxima semana”, adianta a superintendente.
Primeira fase — A equipe já fez alguns pilotos para testar o sistema, e assim que a normativa for concluída,Simas informou que será iniciada a primeira fase da implantaçãodo PGD em parcela significativa da Administração Central. E isso ela pretende que ocorra ainda no primeiro semestre.
GT Carreira-Sintufrjdebate regulamento dia 4
Tanto a direção do sindicatocomo o GT Carreira-Sintufrj participarão da elaboração da regulamentação da normativa do PGD, portanto, é muito importante que a categoria participe das discussões do grupo de trabalho sobre a carreira nas unidades.
A próxima reunião do GT Carreira-Sintufrjserá no dia 4 de abril, às 10h30, na sede da entidade.
Na última reunião do GT, dia 22 de março, foi aprovada a manutenção dos mesmos nomes para a comissão que colaborou na redação da proposta do PGD eda organização de uma reunião aberta e híbrida (presencial e remota) — ainda sem data, local e horário definidos –, para discussão da regulamentação.