Um evento surpresa emocionou cerca de 35 profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), nesta terça-feira, 22, que se aposentaram entre abril de 2022 a julho deste ano. A homenagem a quem dedicou parte de sua vida a mais importante unidade do Complexo Hospitalar da UFRJ foi preparada pela equipe do Serviço de Atendimento à Saúde do Trabalhador (Sesat/DRH) em parceria com o Sintufrj.
Os homenageados receberam uma placa alusiva ao tempo de trabalho na universidade e uma menção honrosa de reconhecimento pelos méritos pessoais, e brindes. O encontro festivo foi no auditório Haley Pacheco, no 8º andar do HUCFF, e cada um dos servidores, emocionados, compartilhou ao microfone um pouco da sua vivência passada no Hospital Universitário. O encerramento foi com um coffee break.
“Ao se aposentarem, as pessoas se sentem excluídas do ambiente que por décadas fez parte de suas vidas, e longe das pessoas que se tornaram sua segunda família. Foi por essas razões que decidimos realizar esse evento”, explicou a coordenadora-geral do Sintufrj e integrante da equipe do Sesat, Laura Gomes.
“A iniciativa foi muito boa, poque nos deixou felizes. Fomos lembrados e homenageados. Um dos companheiros levou a família. Todos tiveram espaço para fazer uma retrospectiva sobre a vida profissional no HU. O evento foi muito elogiado”, destacou Ana Célia, coordenadora de Aposentados e Pensionistas no Sintufrj e uma das homenageadas.
As coordenadoras do Sintufrj Anai Estrela e Ana Mina cumprimentaram os homenageados e manifestaram alegria por fazerem parte do evento, que emocionou a todos.
Palestra — Para ajudar na compreensão de que a aposentadoria é um começo de um novo tempo, o Sesat convidou Myrian Cardoso, da Escola de Química, cuja tese de doutorado foi sobre qualidade de vida na aposentadoria. A palestrante orientou desde planejamento financeiro a alimentação saudável.
Depoimento — Um dos depoimentos mais tocantes foi da técnica de enfermagem Diná de Assis, 69 anos, 45 dos quais dedicados aos Hospital Universitário. “Sou concursada, na época trabalhava no Carlos Chegas. Cheguei no HU em 1978, quando somente funcionava um pequeno ambulatório. Nós fizemos o quadro de pacientes”, contou.
Diná passou por todas as enfermarias do hospital e clínicas médicas, e terminou sua jornada na UFRJ atuando no centro cirúrgico. “Fiquei surpresa e encantada. Nunca havia ouvido falar de homenagem a aposentado do HU. Estou feliz”, afirmou a servidora.