O Grupo de Trabalho de Saúde do Sintufrj pretende realizar reunião com a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) para tratar de encaminhamentos que marque o início de uma política de saúde para os trabalhadores da UFRJ. Esta foi a decisão da segunda reunião do GT, nesta quinta-feira, 19 de outubro, na sede do Sintufrj.
Ficou decidido que o GT irá solicitar a reunião com a PR-4 para apresentar documento nesse sentido e discutir quatro eixos: calendário de exames periódicos obrigatório; programa de prevenção de doenças e promoção da saúde; fornecimento de dados epidemiológicos por unidade; e política de encaminhamento do servidor em caso de urgência.
Na primeira reunião houve uma longa discussão acerca do adoecimento de servidores, tanto físico como mental, e da falta de suporte, acolhimento e de uma base institucional uniforme com a qual possam contar. Assim, os participantes avaliaram que estes quatro eixos iniciais podem dar o parâmetro para a construção de uma política de saúde para os trabalhadores da UFRJ.
“Exigir da PR-4 a realização dos exames periódicos de saúde é fundamental. E para começarmos a falar da construção de uma política de saúde para o trabalhador da UFRJ esses quatro eixos podem ser um norte inicial”, afirmou a coordenadora-geral do Sintufrj, Laura Gomes.
“O mapeamento dos dados nas unidades é muito importante. O estágio em que se encontra a saúde dos nossos servidores está gritante. Precisamos mudar esse quadro e a definição de ações iniciais é fundamental”, observou a coordenadora de Aposentados e Pensionistas do sintufrj, Ana Célia Silva.
Uma próxima reunião híbrida foi marcada para 9 de novembro, quinta-feira, 13h, com os participantes presentes na sede do Sintufrj.