A universidade e sua função social foi o tema da palestra dada pelo professor Antônio José Barbosa de Oliveira, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ), no dia 25 de outubro, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia. O evento foi promovido pela Comissão de Eventos da Decania do CT para celebrar o Dia do Servidor Público
A proposta do encontro foi refletir como a universidade propicia conhecimentos, relações sociais, além de transformar as formas de compreender o mundo e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O convidado, Antônio José Barbosa, é um servidor com uma trajetória profissional de sucesso na UFRJ. Ingressou na UFRJ em 1994, como técnico-administrativo e, 15 anos depois, foi aprovado no concurso para docente. Desde então, atua como professor, ocupando diferentes cargos na administração da universidade.
Em sua palestra Antônio apresentou os princípios da função social da universidade, falou dos desafios para que a universidade possa cumprir sua função social, tratando do papel que a universidade tem para a superação da desigualdade social e para o desenvolvimento econômico. Ele frisou que a universidade não pode ficar alheia aos problemas sociais. E refletiu:
“Dentre as diversas funções da universidade, para nós servidores, a função que promove relações sociais saudáveis, fraternas e sinceras são nosso maior patrimônio”.
Antônio é Graduado em História pela UFRJ, Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mestre em História Comparada pela UFRJ, e Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi superintendente geral de Políticas Estudantis da UFRJ, Vice-decano e Superintendente do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJ/UFRJ). Atualmente é Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ).