Como resultado da sua mobilização, os estudantes que denunciaram os problemas de falta de manutenção e infraestrutura no prédio do Institutos de Filosofia e Ciências Sociais e do Instituto de História (IFCS-IH), no Largo de São Francisco, no Centro, conseguiram a vistoria no prédio, na manhã desta terça-feira, dia 24, por parte da Reitoria, com a participação do reitor Roberto Medronho e da Prefeitura Universitária.
Thiago Braile, diretor do Centro Acadêmico do História e do DCE da UFRJ informou que foi feita a vistoria mas, antes, a reitoria participou de uma reunião (com estudantes, técnicos-administrativos e professores) para discutir os problemas do prédio (o principal é o da rede elétrica e o temor do risco de incêndio).
A Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças informou que os recursos do orçamento participativo podem retornar ao instituto mas precisa ser solicitado por meio de um processo de licitação pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH, a que o instituto pertence).
Só que a reforma necessária fica em torno de R$ 12 milhões e os recursos em questão são muito inferiores. A situação orçamentária, segundo os estudantes, coloca o dilema de pagar, já no mês que vem, ou as empresas terceirizadas ou o bandejão pois para os dois não haveria recursos.