Manifestação de servidores no Centro do Rio fecha com protestos os dois dias de jornada de lutas que envolveu convocação de trabalhadores da UFRJ para paralisação
Os trabalhadores da UFRJ organizados pelo Sintufrj se uniram às demais categorias de servidores em luta e realizaram ato unificado no fim da tarde desta terça-feira, 8 de novembro, no Buraco do Lume (Centro do Rio). A manifestação fechou os dois dias de jornada acumulando forças para exercer pressão no governo dentro da campanha salarial.
Os servidores federais querem respostas concretas às reivindicações de recomposição salarial e manifestam desapontamento com a postura do governo nas negociações.
Após falas no Buraco do Lume, onde houve concentração desde as 16h, que foi reforçada por estudantes, os manifestantes seguiram em caminhada até a Cinelândia ocupando meia pista.
Palavras de ordem como “servidor na rua, governo a culpa é sua”, e alertas em relação ao parco orçamento destinado à saúde e educação, principalmente às universidades federais, em detrimento ao pagamento de juros da dívida pública, foram o mote da caminhada.
O coordenador-geral do Sintufrj, Esteban Crescente, fez a fala final do ato na Cinelândia, por volta das 18h, conclamando à unidade dos trabalhadores públicos!
As manifestações desta quarta-feira foram nacionais. Os servidores se voltam para a nova rodada de negociações na quinta-feira, 16 de novembro.