Todo dia é dia da mulher, mas em março o mês ganha um tom especial. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o 8M, o GT Mulher trará a memória de muita luta, celebrará conquistas e reafirmará a pauta feminina. O Sintufrj tradicionalmente realiza atividades. O foco é a mulher trabalhadora, suas lutas, suas histórias.
Além da participação no 8M, com a tradicional concentração na Candelária e marcha à Cinelândia, a partir das 17h, o Grupo de Trabalho da Mulher do Sintufrj programou uma série de atividades, as quais serão divulgadas no decorrer do mês.
A própria origem do mês da mulher será descortinada pelo GT que destaca ser Março como o mês da mulher trabalhadora, pois a data no calendário é motivada por um protesto que aconteceu na Rússia, apesar de, no Brasil, muitas pessoas acreditarem que a data está relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos.
Nas rodas de conversa que serão realizadas, temas serão debatidos, tais como violência contra a mulher, a história do 8M, mulher no trabalho, saúde da mulher, mulher que reproduz a opressão, mulher no movimento sindical, mulher na política, relacionamentos abusivos.
O GT definiu ainda o calendário do ano, com reuniões mensais toda primeira quarta-feira do mês, sempre às 14h, no Espaço Cultural. As reuniões têm data a partir de abril e estão sujeitas a alterações se preciso for. Veja o calendário:
- Abril – Dia 4
- Maio – Dia 8
- Junho – Dia 5
- Julho – Dia 3
- Agosto – Dia 7
- Setembro – Dia 4
- Outubro – Dia 2
- Novembro – Dia 6
- Dezembro – Dia 4
Origem na Rússia
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em vários países no dia 8 de março por representar a luta das mulheres em busca de maiores direitos. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história, e de afirmação, com também reafirmação das pautas feministas, e luta contra o preconceito.
No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestar contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.
Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.