CLG agita o CCS e convoca comunidade para a luta

Compartilhar:

A semana começou quente na UFRJ. Com palavras de ordem, cartazes, faixas e muitos panfletos para o comunidade acadêmica, durante uma animada caminhada pelos corredores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), nesta segunda-feira, dia 6, técnicos-administrativos do Comando Local de Greve convocavam: “Não deixe a UFRJ cair em cima de estudantes e trabalhadores”.

O agito nos corredores do CCS garantiu a atenção de estudantes e servidores das unidades nos diversos blocos do Centro, para as falas dos manifestantes e para as palavras de ordem, convocando estudantes e trabalhadores à luta em defesa da UFRJ:

“Não é mole não. Tem dinheiro pra banqueiro mas não tem para a educação!”, entoava o pessoal nos megafones ao som de um barulhento repique. Bradavam ainda: “A nossa luta unificou. É estudante junto com trabalhador”, ou “A nossa luta é todo dia. Educação não é mercadoria!” e ainda “Para parar a privatização: greve geral, greve geral na Educação!”

Veja o vídeo ao final da matéria.

Dialogo com a comunidade acadêmica

Se revezando ao microfone, militantes explicavam que o que está parando a universidade não é a greve, mas a falta de recursos. “Por isso estamos aqui brigando por reajuste salarial e por recomposição orçamentária para a universidade que hoje tem a metade do orçamento de 2012”, explicou o coordenador geral do Sintufrj Esteban Crescente. Ele lembrou da recente queda de parte da marquise da Escola de Educação Física (dia 1º de maio) e outros problemas que atingem a infraestrutura e a assistência estudantil, por falta de investimento. E cobrou a recomposição orçamentária de acordo com as necessidades da UFRJ. “Por isso estamos na luta para a Universidade continuar existindo”, disse.

“Nos vamos continuar na luta. Hoje, a maior das universidades técnicos-administrativos e professores estão parados. Tem que parar se não a UFRJ não vai continuar. Não somo inimigos de estudantes ou professores. A Universidade tem que continuar, mas sem que o teto caia na Cabeça das pessoas. Temos que parar esta Universidade!”, disse a coordenadora Marly Rodrigues.

Alzira Trindade chamou atenção para a greve dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (deflagrada dia 2), apontando que os hospitais que aderiram tinham a pretensão de resolver os problemas, “mas na realidade é que a Ebserh não dá conta e os maiores prejudicados são os trabalhadores”, disse ela.

O protesto continua

No final do ato, no bloco N, o grupo se organizou para participar das próximas atividades. Primeiro, a ida à Câmara Municipal, nesta segunda-feira, às 14h, para audiência pública organizada pelo mandado de Luciana Boiteaux (Psol) sobre Carreira TAE; na terça-feira, 7, ato unificado da Educação e da Saúde federal em greve.

Na próxima quinta-feira, dia 9, dia de protesto na Reitorias em todo país. Aqui na UFRJ, o ato será às 9h30, no Consuni .E à tarde, no Largo do Machado, ato do Fórum de Educação e dos Comandos de Greve. (Veja o calendário ao fim do texto).

Mobilização em frente ao bloco A do CCS: “A nossa luta é todo dia. Educação não é mercadoria!” 

 

Integrantes do CLG distribuem panfletos e jornais para estudantes e trabalhadores.

 

Nos corredores e na Praça de Alimentação do CCS: militantes do Comando Local de Greve da UFRJ alertaram para o sucateamento da universidade. Recomposição salarial e do orçamento para a universidade são pautas centrais da greve.

    

Confira o calendário completo da semana

SEG 06/05

  • 9h30: Concentração na entrada do Bloco A do CCS, seguida de caminhada dentro do prédio.
  • 14h: Audiência Pública sobre Carreira TAE na Câmara Municipal Rio

TER 07/05

  • 10h : Reunião na Odontologia, Sala de Graduação 1
  • 10h: Ato Unificado da Educação e da Saúde federal em greve no Instituto Nacional de Traumatortopedia
  • 13h: CLG específico para finanças no Espaço Cultural Sintufrj

QUA 08/05

  • 10h: Assembleia com pauta de prestação de contas, avaliação de greve e Fundo de Greve. Eleição delegados para o CNG/UFRJ.

QUI 09/05

  • 9h30: Consuni / Indicação de Dia Nacional de lutas nas Reitorias
  • 16h: Ato unificado do Fórum de Educação e Comandos de Greve no Largo do Machado

SEX 10/05

  • 9h30: CLG no Espaço Marlene Ortiz ao lado do Espaço Saúde Sintufrj
  • 14: Festa do mês do Trabalhador no Espaço Cultural
COMENTÁRIOS