Sintufrj e Cepe Fundão unidos na promoção da saúde e qualidade de vida

Compartilhar:

Na manhã quente e ensolarada de quinta-feira, 2 de maio, em meio às atividades da semana do trabalhador, os depoimentos dos alunos das aulas de natação e hidroginástica do Sintufrj mostram os resultados da iniciativa da entidade que, além de instrumento de organização da luta da categoria, também se dedica à promoção de saúde e qualidade de vida do trabalhador. As aulas, projeto do Espaço Saúde, são oferecidas em convênio da Coordenação de Esporte e Lazer com o Clube dos Empregados da Petrobrás (Cepe Fundão).

Fotos: Elisângela Leite

No azul da grande piscina do Clube, que rivalizava com o do céu  aberto e sem nuvens, a animação da turma de hidroginástica e a energia da galera da natação deram o tom nos depoimentos sobre os benefícios do projeto na vida pessoal de cada um.

Coordenadores e professora também mandaram seu recado e convidam os sindicalizados: “Vem com a gente!”, chama Carla Nascimento, coordenadora do Espaço Saúde do Trabalhador do Sintufrj (à direita, na foto), com o presidente do Cepe, Carlos Roberto Cordeiro, Camarão – que louvou o êxito da parceria “já de muitos anos” – e a professora Carleni Freitas. Ao lado, Jorge Manuel, um dos Coordenadores de Esporte e Lazer (os outros são Waldir Lalá e João Boró) chama a categoria para as atividades oferecidas pelo Sintufrj.

Catarina das dores Silva (à direita), completou 90 anos no dia 4 de maio, foi técnica de laboratório do IPPMG e é a aluna mais antiga do projeto do Sintufrj, desde a primeira edição; Gelza Rocha Medeiros (à esquerda), completou 91 anos em janeiro  e Juraci dos Santos Kelly, 82 anos, que também fez parte da primeira edição do projeto: todas apontam os benefícios da Hidroginástica na sua saúde. Juraci estava acompanhada da filha, Lilian Kelly Mafra, 52 anos, que entrou para a Hidro para incentivar a mãe, mas acabou ela também usufruindo dos benefícios: “Faz bem também para mim”, elogia.

 

Alegria, descontração e um bom bate-papo na espera da próxima aula

 

Jaques, Luã, Mariana, Ricardo e Roberto

Jaques Charles Silva da Costa, 48 anos, arquivista do DGDI, há 10 anos na UFRJ: “A palavra é superação”, diz o aluno que ingressou na natação há menos de um ano, mas que teve um excelente rendimento.

Luã Braga de Oliveira, 30 anos, assistente em administração da PR-6, desde 2018 na UFRJ. A preparação com a natação foi fundamental para ao restabelecimento após a operação de uma hérnia, em novembro.

Mariana Medeiros, estudante de Engenharia Química, é a aluna mais nova e faz hidro há três meses. “Além da oportunidade do exercício físico, é muito divertido, a turma é muito acolhedora, então tá sendo ótimo pra minha saúde”. Ela é filha de outro aluno, Ricardo Julian, técnico em eletrotécnica da Escola Politécnica há 36 anos na UFRJ. “Eu acho esse projeto muito, muito importante, para melhora da qualidade de vida, ainda mais se você pode combinar com outras atividades físicas que o próprio sindicato oferece, Acho isso tudo muito importante, até com uma forma de valorizar a vida do trabalhador”

Roberto Lemos, Roberto Lemos, servidor da Decania do Centro Tecnologia, na há 30 anos é aluno da Hidroginástica desde o início do projeto há sete anos e acha o convênio Fundamental. Um benefício principalmente com o avançar da idade, em que, a atividade física, ele aponta, ajuda a superar  os desgastes. Ele também indica outras atividades do Espaço Saúde como a musculação e as terapias. Ele destaca até mesmo a importância socioeconômica da iniciativa para os sindicalizados.

Retomada foi em 2023

A foto, com coordenadores do Sintufrj e o presidente do Cepe Fundão, é de fevereiro de 2023 e registra a retomada da parceria entre o Sintufrj e o clube, da atividade de hidroginástica, com uma novidade: as aulas de natação. “É muito importante essa reaproximação com o Sintufrj, porque o clube nasceu de uma relação antiga com os servidores da UFRJ”, saudou o presidente. O convênio com o Cepe para uso da piscina pelo Sintufrj começou na gestão 2015-2017 e foi interrompido pela pandemia. A atual direção, por intermédio da Coordenação de Esporte e Lazer, resgatou  a parceria.

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS