GT Mulher discute participação política

Compartilhar:

Sindicato convoca reunião com o tema para quinta-feira, 22 de agosto

“Mulheres na política” é o tema da reunião aberta do GT Mulher Sintufrj, no dia 22 de agosto, às 14h, no Teatro de Arena do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Essa proposta foi aprovada na reunião híbrida do GT de quinta-feira, 1, com a participação de 11 servidoras presenciais, entre as quais dirigentes da entidade e várias outras on-line.

A intenção é realizar uma conversa informal com as trabalhadoras da UFRJ e convidadas, inclusive parlamentares, sobre o que se espera das mulheres que elegemos para o Legislativo e  Executivo, as dificuldades que elas enfrentam no exercício de seus mandatos, por exemplo, considerando o machismo que prevalece na sociedade brasileira.

Em setembro, o GT pretende realizar uma debate com candidatas a vereadoras do campo progressista, a partir de uma síntese da roda de conversa do dia 22 de agosto.

Informes e debates

A reunião foi iniciada com informes sobre as atividades que celebraram o 25 de julho, data dedicada às mulheres negras latino-americanas e caribenhas, à Teresa de Benguela (líder quilombola) e o Julho das Pretas no Brasil, organizadas pelos coletivos de mulheres negras no Rio de Janeiro com ativa participação do Sintufrj. O sindicato e servidoras da ativa e aposentadas da UFRJ estiveram presentes em todos os eventos.

As integrantes dos grupos temáticos (Saúde, Artístico-Cultural e de Leitura e Estudos propuseram agendas, que resultaram em debate sobre questões relacionadas à formação antirracista, feminismo, sexualidade, como fazer circular informações de conteúdo e do interesse de todas as mulheres, sobre questões em  pauta nos meios de comunicação, entre outros assuntos relevantes. (foto: Elisângela Leite)

COMENTÁRIOS