‘A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE’

Compartilhar:

Mais um evento político-cultural do Sintufrj que atende às expectativas dos aposentados e pensionistas

“Amei! Minha mente ficou livre! Dancei muito, me alimentei bem. Soube das coisas. Reencontrei as pessoas. Foi um dia especial. Nessa noite, dormi como um pássaro”. Com essas palavras simples, mas cheias de significados, a aposentada do IPPMG, Conceição Maria Monteiro Brasil, definiu o encontro político-cultural realizado na sexta-feira, 30, pela Coordenação de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas do Sintufrj. O evento reuniu dezenas de companheiras e companheiros, ex-profissionais de diferentes unidades da UFRJ, no sitio Mauá.

“Este nosso encontro tem o clima de celebração: primeiro por ser um momento de aproximação, de interação entre nós. Isso fortalece os laços de companheirismo. Segundo porque, do ponto de vista da circunstância, esse encontro político-cultural acontece após uma jornada de 113 dias de greve que testaram a nossa capacidade de luta. Como diz a canção, a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte. Celebramos aqui a luta política. Celebramos aqui a cultura caipira, tão presente nos nossos costumes, na nossa memória afetiva”, saudou os participantes a coordenadora de Aposentados e Pensionista, Ana Célia.

A dirigente agradeceu ao apoio de toda a direção para a viabilização do encontro, a ajuda imprescindível da comissão de festas, formada por aposentados, colaboradores da gestão e coordenadores sindicais, e aos patrocinadores aq administradora de planos de saúde Allcare e a empresa de transportes TJ Turismo.

“Se abracem, se beijem, brinquem bastante. Sejam felizes e aproveitem esse lugar de verde incrível e esse sol aconchegante. É muito bom estar aqui com todos vocês. Muito obrigada por aceitarem nosso convite”, saudou a coordenadora de Aposentados e Pensionistas Fátima Rosane. “Com muito carinho e a graça de Deus estamos com vocês aqui neste lugar bonito. A nossa luta sempre será também pelos aposentados e pensionistas. Vimos vocês com a gente na greve nos atos e nas caravanas e esse apoio é sempre fundamental para o sucesso das nossas lutas. Obrigada”, agradeceu a coordenadora de Finanças do Sintufrj, Carmem Lúcia.

Os esclarecimentos sobre os ganhos da greve, a luta em curso pelo reposicionamento dos aposentados e pensionistas no plano de Carreira, como também a inclusão  deles na recente conquista do Reconhecimento de Saberes e Competências foram feitos pelo coordenador-geral do Sintufrj, Esteban Crescente, e o coordenador de Comunicação da Fasubra, Francisco de Assis.

Arraiá Agostino

A área principal do sítio foi transformada em arraiá, com bandeirinhas, balões, cortinas de chita e barraquinhas de doces típicos. Para completar o clima festivo de roça, o Trio Forrozeiro “incendiou” o salão com sua zabumba, sanfona e triângulo. Clássicos do cancioneiro brasileiro, como Asa Branca e outras joias do Gonzagão, entre outros autores inesquecíveis, estimularam todos a dançarem. O professor da Oficina de Dança do Sintufrj, Luiz Ferreira, ajudou as damas no bailado com estilo. Nos intervalos do forró, ele ensinou passos de charme, samba de gafieira e xote. Não podia faltar à atividade!

Três ônibus de viagem providenciados pelo Sintufrj fizeram o transporte de ida e volta dos participantes do evento. O primeiro saiu da sede da entidade às 7h30.

. Leia mais sobre essa celebração na edição do Jornal do Sintufrj que entra nas redes na sexta-feira, 6 de setembro, à noite, e na sua versão impressa que será distribuída na segunda-feira, 9.

FOTOS: RENAN SILVA

CELEBRAÇÃO EM MAURÁ. Chegada ao sítio para um dia de política e cultura organizado pelo Sintufrj

 

COMENTÁRIOS