AMIL: ASSEMBLEIA DISCUTE REAJUSTE

Compartilhar:

A Direção Executiva do Sintufrj convocou assembleia no dia 05 de setembro dos usuários dos planos Amil (QUALITY, MEDICUS e OPÇÃO) para discussão da evolução dos custos e proposta de reajuste da empresa neste ano de 2024. A reunião segue a prática de democratizar os debates e construir soluções coletivas por meio do Sindicato.

Participaram na mesa para esclarecimentos representantes da direção do Sintufrj, trabalhadores do Convênios Sintufrj e representantes da Administradora Allcare, que por força legal e contratual media a relação dos planos coletivos entre sindicalizados e operadoras (Amil, Unimed, etc.). Também estiveram presentes os representantes da comissão de usuários dos planos e mais de 100 sindicalizados.

Na reunião foi apresentado documento de análise da evolução dos custos, entregue a todas e todos, que resulta na proposta atual da empresa Amil de reajuste de 19,99% este ano, a partir dos dados de sinistralidade e custos médico. O reajuste seria aplicado em outubro com repercussão em novembro.

A Direção do Sintufrj e a Administradora Allcare, apresentaram sua rejeição ao índice proposto, comprometendo-se a negociar junto a operadora Amil redução do índice. Para isso, contaremos com o apoio da comissão de usuários dos planos.

Seguem abaixo algumas propostas definidas na reunião

1- A Allcare está tratando a abertura de novos produtos com a Amil, para comercialização.  Importante que tenhamos um volume expressivo de adesões aos novos produtos no contrato para que a análise conjunta seja positiva.  Caso contrário, os beneficiários do novo contrato não serão suficientes para diluir o sinistro do contrato vegetativo (antigo). Caso isso não ocorra poderá impactar negativamente no aumento da tabela dos contratos em comercialização.  Importante um trabalho efetivo de divulgação para captar novas adesões e crescimento da carteira para que o processo de fato seja positivo para os novos beneficiários e carteira atual Amil, melhorando os índices.

Não é a abertura dos contratos antigos para comercialização e sim de novos produtos com análise conjunta, o que aumenta a carteira e reduz a sinistralidade, consequentemente reduzindo a pressão sobre os aumentos das mensalidades destes.

2 – Ampliamos a representação na Comissão de Usuários dos planos Antigos. A Companheira Cláudia (médica do Hucff). Já para a negociação deste ano    

3- A Allcare segue reivindicando modelagem de novo produto alternativo para migração de usuários que não tenham mais condições de pagar os planos antigos (QUALITY, MEDICUS e OPÇÃO).

4 – Durante a reunião, houve várias dúvidas sobre Down Grade, dentro dos planos antigos e foi reforçado pela Allcare, que o procedimento é possível. Confirmado pela Amil que o parâmetro do contrato 135339000 permite Down Grade de plano.

Assembléia da Amil.
Rio, 05/09/24
Foto Elisângela Leite
COMENTÁRIOS